quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Prefeitura implanta 25 fossas sépticas biodigestoras na zona rural

Dez bairros foram beneficiados com as fossas biodigestoras.

A Prefeitura Municipal de Tatuí, por meio do Departamento de Fomento à Agricultura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, finalizou neste mês a construção de 25 fossas sépticas biodigestoras em propriedades de dez bairros rurais do município, sendo: 3 no bairro dos Oliveiras (Santuário), 8 no Água Branca, 5 no Guarapó, 1 no Campinho, 2 no Enxovia, 1 no Congonhal do Meio, 1 no Pederneiras, 1 na Americana, 2 nos Fragas e 1 no Guaxingu.

O projeto foi feito por intermédio de um convênio, firmado em 2 de abril de 2013, com o Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, do Governo do Estado de São Paulo. A parte operacional, bem como equipamentos e técnicos para acompanhar a execução das fossas foi disponibilizada pela Prefeitura. Todos os materiais para a construção foram fornecidos pelo Fehidro. E a ligação do banheiro até a entrada da fossa ficou por conta do proprietário rural.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, as fossas substituirão o esgoto a céu aberto e as fossas rudimentares, também chamadas de fossas “negras”, que nada mais são do que buracos abertos na terra, sem isolamento seguro, permitindo a infiltração dos efluentes, contaminando a água do poço que é retirada do subsolo, onde estão os lençóis subterrâneos de água, e causando diversas doenças aos moradores da zona rural. “Já nessas fossas sépticas que foram instaladas, o processo de biodigestão proporciona o tratamento do esgoto doméstico, garantindo qualidade para a saúde humana e para o meio ambiente”, ressalta Célio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário