domingo, 3 de dezembro de 2017

Conheça os vencedores do V Concurso de Violão do Conservatório

V Concurso de Violão do Conservatório de Tatuí homenageou o Prof. Jair de Paula
Ele foi o primeiro professor do curso de violão da instituição, criado em 1969
Jair Teodoro de Paula

O Conservatório de Tatuí realizou na última semana o V Concurso Interno de Violão Clássico. Cerca de 30 estudantes participaram do evento, que teve quatro categorias de premiação e foi uma homenagem a Jair de Paula, o primeiro professor de violão da instituição.

Na categoria até 12 anos, o primeiro lugar foi para Sophia Letícia dos Santos, seguida por Leandro Paulino de Oliveira, Lucas Ian de Camargo Borges e Victória Gabriela Gutierrez de Lima. Na categoria até 15 anos, a vencedora foi Ana Laura Silva Souza. Na categoria até 17 anos, a melhor pontuação foi do aluno Pedro Floriano Camargo Santos. O violonista Rafael Vieira dos Santos foi o vencedor da categoria adulto, para alunos com mais de 18 anos, seguido por Victor Henrique Anastácio e Carlos Eduardo de Souza Barbosa. O júri foi composto pelos professores Edson Lopes, Geraldo Ribeiro e Guilherme Sparrapan, sob coordenação do professor Adriano Paes.

O V Concurso Interno de Violão do Conservatório de Tatuí foi uma homenagem ao violonista Jair Teodoro de Paula, que foi o primeiro professor do curso de Violão Clássico da escola, contratado em setembro de 1969. Numa época em que não havia método de ensino, partituras e fotocópias, ele escrevia peças, lições e exercícios à mão no caderno de cada um dos seus 70 alunos. Com tantos estudantes para atender semanalmente, as aulas tinham que ser ministradas em conjunto, o que marcou o início de uma nova experiência didática. Jair de Paula fez história no Conservatório de Tatuí e faleceu em janeiro de 2012, aos 78 anos.

Seu primeiro contato com o violão ocorreu por volta dos 22 anos. Inicialmente, tocava de ouvido. Depois, conheceu o Método Prático de Américo Jacomino e começou a estudar, sozinho, as posições dos acordes. Até ingressar no Conservatório Musical “Carlos Gomes” de Campinas, onde se formou em 1962 no curso de Violão Erudito. Participou de seminários e master classes com os mais importantes nomes da música, como H. J. Koellreutter, Eleazar de Carvalho, Ulisses Rocha, Mario Ulloa de León Biriotti. Na carreira artística, era integrante do Quarteto Villa-Lobos, com o qual se apresentou em diversos festivais, recitais e Semana da Música do Conservatório de Tatuí. Também foi recitalista no II Festival da Seresta, XXXIV Semana Paulo Setúbal, ambos em Tatuí, e na XV Semana das Monções, em Porto Feliz. 

Rafael Vieira dos Santos e Juri

Apoio Cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Resultado do V Concurso Interno de Violão do Conservatório de Tatuí

Categoria 1 – Até 12 Anos

1º lugar: 
Sophia Letícia dos Santos 
Prof. Josiane Gonçalves

2º lugar: 
Leandro Paulino de Oliveira
Prof. Ana Maria de Souza

3º lugar: 
Lucas Ian de Camargo Borges
Victória Gabriela Gutierrez de Lima
Profs. Ana Maria de Souza e Adriano Paes

Menção honrosa: 
Lucas Moraes Mota 
Sophia Gabriera dos Santos
Profs. Adriano Paes e Hickei Gobatti

Categoria 2 – Até 15 anos

1º lugar:
Ana Laura Silva Souza
Prof. Adriano Paes

Categoria 3 – Até 17 anos

1º lugar:
Pedro Floriano Camargo Santos
Prof. Edson Lopes

Categoria 4 – Acima de 18 anos

1º lugar: 
Rafael Vieira dos Santos
Prof. Edson Lopes

2º lugar: 
Victor Henrique Anastácio
Prof. Edson Lopes

3º lugar:
Carlos Eduardo de Souza Barbosa
Prof. Angela Muner

Menção Honrosa:
Jefferson Gonçalves Munhoz
Matheus de Souza Faria
Profs. Márcia Braga e Alberto Bento Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário