quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Vários eventos foram realizados reunindo os jovens na Praça da Santa

O próximo Rolê na Praça deverá ocorrer em 11 de novembro e terá, como protagonistas, os alunos da FATEC de Tatuí.


Com o intuito de oferecer lazer, esporte e cultura aos jovens tatuianos, a Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Trabalho e Desenvolvimento Social e Segurança Pública e Mobilidade Urbana, em conjunto com o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal, a Fatec de Tatuí, o Juízo da Infância e Juventude, a Justiça Restaurativa, o Movimento Hip Hop e movimentos jovens religiosos, promoveram na noite de sábado (28/10), na Praça Martinho Guedes, a Praça da Santa, o 1º Rolê na Praça.

O evento teve a presença de aproximadamente 600 jovens, que participaram de obstáculos de skate e basquete livre, e curtiram batalhas de rimas com diversos MC’s da cidade, além da apresentação da Orquestra de Cordas com o Visel MC, regida pelo maestro Juliano de Arruda Campos. “O evento é fruto de uma construção coletiva, na qual os jovens têm, efetivamente, vez e voz, para protagonizarem as atividades voltadas a eles próprios, com o suporte e a retaguarda dos adultos e das instituições envolvidas”, explica o diretor do Departamento de Juventude, Gustavo Grando.

Ele ressalta que os organizadores do 1º Rolê na Praça tiveram a ideia do evento após realizarem uma série de reuniões para traçar planos e estratégias com o objetivo de garantir maior segurança aos jovens que frequentam a Praça da Santa nas noites dos finais de semana, proporcionando a eles, principalmente, cultura, esporte e lazer naquele espaço. “O ponto de partida foi a compreensão de que o jovem não é um inimigo da sociedade e nem mesmo que ele será alguém no futuro quando for adulto, mas que o jovem é o futuro desde agora e pode ser protagonista de ideias e ações construtivas e transformadoras”, comenta Gustavo Grando. Ele ressalta que a construção do plano de ação não poderia ser “para” os jovens, “pelos” jovens e, muito menos “sem” os jovens, mas, sim, “com” os jovens. 

O próximo Rolê na Praça deverá ocorrer em 11 de novembro e terá, como protagonistas, os alunos da FATEC de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário