quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Leucemia de menina faz 1.600 se cadastrarem para doar medula em Tatuí



Tentativa de transplante de medula é esperança e mobiliza a cidade

Foto: A mãe Adriana Cristina Abrame posta foto com a filha, Julia Abrame (Reprodução/Facebook)

Agência Estado - A busca por um doador de medula óssea compatível para uma menina de 6 anos de Tatuí sensibilizou mais de 1.600 pessoas que dedicaram parte do último sábado para se cadastrar como possíveis doadores. O mutirão era para ajudar Julia Abrame, que foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda em abril de 2013 e, desde então, luta contra a doença. Segundo a família, o tratamento com quimioterapia tem sido agressivo e debilitado a garota. O transplante traz a esperança de que Julia recupere a saúde e fique longe da rotina dos hospitais.

A dona de casa Adriana Cristina Abrame, de 37 anos, mãe da menina, disse que foram 1.639 pessoas que se cadastraram para doar.

— Esse cadastro vai ser analisado pelo Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que cruzará os dados. Não necessariamente vão encontrar alguém compatível com a Julia, mas já estou muito feliz porque a movimentação pode ajudar muitas pessoas.

O diagnóstico de Julia chegou após 40 dias de espera. A garota tinha febre quase diariamente, dores nas pernas e, somente quando manchas roxas começaram a aparecer em sua pele, os médicos desconfiaram da doença.

— Saí da maternidade no sábado e, no domingo, descobri que ela tinha a doença. Minha outra filha estava com três dias.

O mutirão de sábado foi organizado por uma amiga enfermeira. E outra mobilização já está sendo planejada.

— Só tenho a agradecer porque as pessoas fizeram tudo pela gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário