segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Faesb colabora com a capacitação de jovens aprendizes em Tatuí

Jovens aprendizes que atuam na área de produção se reúnem na Faesb (Foto: Francis Jonas Limberger)

Francis Jonas Limberger

Cerca de 200 jovens de 14 a 24 anos reúnem-se semanalmente na Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara - Faesb, em Tatuí, para a capacitação teórica do programa Jovem Aprendiz, o qual lhes possibilita oportunidades no mercado de trabalho por até 24 meses. As aulas nos espaços cedidos pela faculdade são realizadas pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE de Sorocaba. 

O programa Jovem Aprendiz foi instituído pela lei federal 10.097, do ano de 2000. Conforme a legislação, a participação no programa só é válida se for garantido registro em carteira ao jovem aprendiz. No período do contrato, ele precisa cumprir uma carga horária relacionada à capacitação teórica. “A lei também diz que precisa haver uma entidade responsável por essa capacitação e é esse o trabalho que o CIEE realiza aqui nas salas da Faesb”, afirma a analista técnica de aprendizagem Marieli Goes.

Nas manhãs de terça-feira, Marieli dá suporte a uma turma de aprendizes da área de produção e os capacita. “Em cada dia da semana recebemos turmas de alunos que trabalham em diferentes setores das empresas participantes do programa e nestas atividades procuramos tratar de habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho”, comenta.

Um destes jovens aprendizes da área da produção é Erik Marta Garcia, de 19 anos. O morador da Vila Dr. Laurindo já trabalha como freelance em web design e, há um mês, foi contratado pela Zanchetta Alimentos. Ele afirma que a oportunidade lhe traz uma experiência valiosíssima. “Acredito que não teria conseguido a vaga sem o programa. E eu acho muito interessante esse processo de capacitação aqui na Faesb, pois tem assuntos da produção que eu vim aprender aqui na sala de aula”. 

O CIEE não possui unidade de atendimento em Tatuí. Os interessados em participar do programa Jovem Aprendiz devem fazer inscrição pela internet, no site: www.ciee.org.br. As vagas que surgem podem ser consultadas também pelo site. Os jovens inscritos com perfil correspondente às vagas abertas são contatados por telefone e mensagens SMS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário