Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Conheça A CARTA DE RENATO

A pessoa que nos enviou esta matéria pediu para ficar no anonimato. O DT tomou a decisão de fazer algumas correções ortográficas e de pontuação no texto do menino, para garantir que todos possam entender. Vejam:

A carta abaixo foi escrita por uma criança que passa por necessidades e expressa os seus anseios vitais. Ela foi encontrada no para-brisa do carro da irmã de um confrade vicentino, sendo apresentada no dia 08 de outubro de 2017 na Conferência Vicentina Sagrado Coração de Jesus, na Vila Angélica – Tatuí / SP. Segue a carta abaixo:

Oi tudo bem?
meu nome é Renato
tenho 11 anos, moro com a minha vó e meus três irmãos, não tenho pai nem mãe, só vó. ela faz salgado para vender, ela ganha pouco, paga água, luz, gás, não sobra nada para comprar coisa para nós. meu grande sonho é ganhar uma caixa cheia de bolacha e coisas gostosas, bala, doce, tódi, leite, alimento, carne, suco. peço que me ajude com o que você puder. se você puder me ajudar com trigo, óleo, ovo, leite para minha vó fazer sonho para vender e pagar as contas, eu ficarei muito feliz. neste dias das crianças a gente não tem como comprar as coisas para fazer um almoço bem gostoso, mas conto com sua visita e seu amor.
venha me visitar. se você puder me ajudar com 4 chinelos eu agradecerei, 38-37-36-30. são 3 meninos e 1 menina. tem 6 anos, ela quer ganhar boneca e nós queremos bola, mas o que você puder ajudar tá bom. venha conhecer nós, quero ser seu amigo.
peço que ore por nós, pela gente.
a gente precisa de ajuda em oração também.
Deus abençoe e feliz dia das crianças.
Meu nome é Renato.

Realmente, os dias de nosso querido Brasil não são os melhores e esta carta é uma representação perfeita dessa realidade. Escrevi a carta na sua forma original e sem correções, não para criticar a sua gramática, que não se apresentou erudita como os linguistas desejam, mas sim para mostrar que o sentimento é válido de qualquer maneira. Este sentimento foi expresso por uma criança simples e humilde, que enfrentou todas as barreiras gramaticais para expor a sua necessidade. Os seus tesouros são o “pão de cada dia” e suas guloseimas, ao contrário de muitos que nos olham de lá de cima e vivem brigando pelo tesouro nacional. O nome desse menino é Renato, um nome com um grande significado. Renato tem origem do latim renatus (re-, repetição do ato e -natus, nascer) significando “renascer”, “nascido de novo” o “ressuscitado”. Este nome tornou-se uma referência após o episódio bíblico em que Jesus Cristo disse a Nicodemos que era necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João, 3-3)

Este nome, ou melhor, mais que um simples nome reflete a capacidade das pessoas não se deixarem abater, que possuem força de vontade e que conseguem recuperar das experiências más. Desta maneira, tiramos a conclusão que nenhum nome é por acaso. Renato realmente vive uma situação muito difícil em sua vida, mas o peso de seu nome é grande e a força de Deus é maior ainda, e fará com que Renato e sua família saiam dessa situação. Esse menino representa a sociedade brasileira, que renasce a cada queda como a fênix mitológica nasce de suas cinzas. O gigante da América Latina nunca esteve morto, não está e nem estará devido a persistência inquebrantável que está no sangue que corre no interior das veias de cada cidadão brasileiro.

Então, vamos nos ajudar, vamos ajudar os vários Renatos que vivem nesse Brasil, vamos olhar para os nossos próximos e reconhecer neles os Renatos e dar-lhes a mão para sair dos poços das misérias que insistem em existir em um país preenchido de abundâncias mal distribuídas. E que o sofrimento do Renato sirva de inspiração para que todos nós, brasileiros, saibamos o que é reto e nos direcionemos a construção de um país cada vez melhor, fazendo com que todos os Renatos renasçam para uma vida melhor. 

Se tu te sensibilizar com a carta e a sua emoção arraigada, por favor ajude o Renato enviando mantimentos para a R. Osvaldo Oliveira Porciúncula, 182, Jardim Europa – Tatuí / SP. Referência: na rua do mercado Europa, rua do meio.

Se não puder ajudar, ajude aos Renatos que estão próximos de você, dê-os amor e seja amigo deles e, assim, estará fazendo uma grande atitude para a melhoria da nossa sociedade.

Feliz Dia das Crianças!!!
Referências: Renato. S/d. Disponível em:
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/renato/.
Acesso em: 08 out 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário