quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Bandas sinfônicas juvenis do Guri e do Conservatório de Tatuí juntas pela primeira vez

Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica. Foto: Gustavo Morita

O Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, traz a Tatuí a apresentação inédita do Grupo de Referência (GR) de Itaberá com a Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, neste domingo, dia 22 de outubro, às 17h, no Teatro Procópio Ferreira. O evento será gratuito e aberto ao público.

O intercâmbio cultural entre o Projeto Guri e o Conservatório de Tatuí é promovido pelo Instituto CCR através da CCR SPVias, patrocinadora dos polos Itaberá, Itatinga, Capela do Alto e Taquarivaí. Na apresentação, alunos e alunas de flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, contrabaixo acústico e percussão e a banda do Conservatório de Tatuí serão regidos pelo educador do Projeto Guri Heliton Macedo Costa e pelo regente Marco Antônio Almeida Júnior.

No repertório, Abertura Festiva, Atrio Parroquial, Bells Of Freedom, Carpathian Sketches, Invocation and African Dance, Little Suite for Band, Pioggerella D’autunno, Swahili Folk Hymn, Uskudar, Where The Sun Breaks Through The Mist e Wie Schön Leuchtet der Morgenstern.

Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica
O Grupo formado por instrumentos de sopro e percussão é destaque na sua região, com um repertório que transita entre o universo erudito e o popular. Na Bienal do Livro, em 2012, apresentou trilhas sonoras de filmes, ao lado da Banda Sinfônica de Bauru, sob a regência de Ricardo Cardim. Em 2013, tocou ao lado da Rodney Mack Philadelphia Brass Band (EUA), sob a regência da maestrina Emily Threinen, da Universidade de Temple (EUA), no Auditório Ibirapuera. Ainda em 2013, tocou sob a batuta do maestro Adalto Soares e em 2014 sob a regência do maestro Edivado Chiquini. Em 2015, participou do Festival de Inverno de Boituva/SP. Em 2016 participou do 8º Seminário Amigos do Guri – Ser Criativo, em Santos/SP.

Sobre o Conservatório de Tatuí
Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – o Conservatório de Tatuí, como é conhecido nacionalmente – representa uma das mais sérias e bem-sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional.

Seus 51 cursos distintos, todos gratuitos, têm duração média de seis anos, sendo que seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Itaberá

Nenhum comentário:

Postar um comentário