segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza concerto com seis solistas

Músicos foram selecionados em um concurso interno que envolveu alunos e profissionais da instituição


A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí sobe ao palco nesta semana com seis solistas - um professor e cinco alunos da instituição selecionados em um concurso interno considerado bastante desafiador pelos músicos. O concerto será realizado nesta quarta-feira, dia 1º, às 20h00, no Teatro Procópio Ferreira. Ingressos já estão à venda. 

De acordo com o coordenador e regente da Banda Sinfônica, maestro Dario Sotelo, anualmente é feito um concurso interno com todos os alunos bolsistas que integram o grupo. “Eles são avaliados pelos profissionais da Banda e aqueles que se destacam são selecionados para atuar como solistas em peças especialmente escolhidas para seus respectivos instrumentos”, explica. Nesta edição, cinco estudantes foram contemplados e vão mostrar suas habilidades, acompanhados do professor Otávio Blóes. 

A percussionista Ana Luiza Cassarotte fará solo em “Concerto para vibrafone e sopros” de Ney Rosauro. Ela conta que iniciou seus estudos musicais com a flauta doce, mas logo se interessou pela percussão. Participou dos projetos “Pró-Bandas” e “Coreto Paulista”, até entrar no Curso de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí em 2013, com a professora Silvia Zambonini Soares. Tocou com a Banda Sinfônica da Escola de Música “Maestro Ernst Mahle" de Piracicaba, com o Grupo de Percussão Jovem, Orquestra Sinfônica Jovem e Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Atualmente, é bolsista da Banda Sinfônica e segue seus estudos, enquanto ministra aulas de percussão na Corporação Musical União Charqueadense e de fanfarra em escolas municipais de Charqueada (SP).

A trombonista Kethin Iasmin da Silva vai apresentar “Concerto para trombone e banda” do compositor russo Nicolai Rimsky-Korsakov. Kethin é aluna do Conservatório de Tatuí desde 2001. Premiada em diversos concursos, já integrou diversas orquestras renomadas, apresentando-se em palcos importantes do Brasil e do Exterior, incluindo Espanha e Holanda. Atualmente, cursa o 1º ano de Aperfeiçoamento técnico no trombone com o professor Marcelo Bam Bam e o 4º semestre de Licenciatura em Música na Faculdade Unimes. Além da Banda Sinfônica, integra o grupo Metais do Rock e a Banda Marcial Colégio Mônaco de Votorantim (SP). 

“Concertino para eufônio e banda” de Gregory Fritze foi a peça escolhida para solo do eufonista Jhonatan Henrique Severiano, que iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí com o professor Wagner Santos. Integrou a Banda Musical PETI Riviera, Banda Marcial Colina Azul, Corporação Musical CEMADIPE e Banda Infantil e Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, além de atuar como bolsista da Banda Sinfônica. 

Os flautistas Abner Americo Leão Barbosa, Ariane Roseiro Silvestre e Otávio Blóes encerram o concerto com “Fantasia para três flautas e sopros” de Edson Beltrami. Abner estuda música desde 2010. Depois de participar da Orquestra Jovem Encontro das Águas e Orquestra Experimental Amazonas Filarmônica, no Amazonas, veio para Tatuí, onde estuda desde 2015 sob a orientação do professor Anselmo Pereira. 

Ariane tinha cinco anos de idade quando ingressou no Curso de Musicalização Infantil do Conservatório de Tatuí. Aos 10 anos, iniciou o curso de Flauta Transversal com o professor Anselmo Pereira. Participou de diversos encontros e festivais internacionais, sendo selecionada, em 2015, para a segunda fase da audição de novos alunos na Escuela Superior de Musica de Reina Sofia em Madri (Espanha). Em 2017, venceu o 1º Concurso Nacional para Jovens Flautistas João Dias Carrasqueira realizado em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e também participou do Programa Prelúdio da TV Cultura. É formada no curso de Técnico em Instrumentos Musicais pelo Conservatório de Tatuí em parceira com o Centro Paula Souza e no Aperfeiçoamento em Flauta Transversal sob orientação do professor Otávio Blóes. Atualmente é professora do Projeto Guri Santa Marcelina, chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e cursa o segundo ano de Bacharelado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) com Sarah Hornsby (EUA).

Otávio Blóes é pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes e diplomado em flauta transversal pelo Conservatório de Tatuí. Músico premiado, integrou a Orquestra Sinfônica e a Banda Sinfônica da instituição, bem como a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e diversos outros grupos sinfônicos e camerísticos. É coordenador da Área de Sopros/Madeiras do Conservatório de Tatuí, onde também é professor de Flauta Transversal desde 1997. Desenvolve um amplo e intenso trabalho em música de câmara com a pianista Cristiane Bloes no “Duo Bloes”.

Apoio cultural – No ano 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consmo – e CCR SPVias.

SERVIÇO
Concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Abner Americo Leão Barbosa, Ariane Roseiro Silvestre e Otávio Blóes, flauta transversal
Ana Luiza Cassarotte, vibrafone
Jhonatan Henrique Severiano, eufônio
Kethin Iasmin da Silva, trombone
Dario Sotelo, regência
Data: 01 de novembro, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Ingressos: R$ 12 (meia-entrada R$ 6)
Informações: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário