quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Fatec Tatuí coordena o projeto de conscientização ambiental Observando os Rios

Iniciativa da SOS Mata Atlântica estimula alunos do ensino médio de Tatuí a monitorarem a qualidade da água dos rios do município.


Em uma ação conjunta entre a Fatec Tatuí, Fehidro, Prefeitura Municipal de Tatuí, Escola Estadual Barão de Suruí e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) foi realizada, no dia 28/08, a primeira etapa do projeto “Observando os Rios”, idealizado pela ONG SOS Mata Atlântica. O programa surgiu em 1991, com o intuito de recuperar o Rio Tietê, o que se transformou no primeiro plano de monitoramento voluntário da qualidade da água. Mais tarde, a atividade foi ampliada para outras localidades. Atualmente, mais de 250 grupos participam do “Observando os Rios”, em mais de 15 estados. 

Em Tatuí, especificamente, durante um ano, sempre na última semana de cada mês, por volta de 30 alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Barão de Suruí farão, com o apoio da Prefeitura para o transporte, a coleta de amostras da água do Rio Tatuí, no bairro de Americana, local em que há a junção com o Rio Sorocaba. Uma parte do que foi coletado será analisada “in loco” e o restante do material será levado para a residência de alguns estudantes, com o propósito de aguardar o período de atuação dos reagentes utilizados. Os kits para a execução das pesquisas foram importados pela própria organização não governamental, com o patrocínio de empresas multinacionais.

Nesses 12 meses de atividades, as amostras serão comparadas às medições realizadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e com as condições climáticas da região, o que influencia a qualidade das águas dos rios, de acordo com a professora da Fatec Tatuí, Maria do Carmo Vara Lopes Orsi. Além disso, após o trabalho nas margens do rio, os alunos visitarão e trabalharão na estação meteorológica instalada recentemente na Fatec Tatuí. Nessas avaliações, serão analisados cerca de 15 fatores, entre eles: cheiro, poluentes, peixes, esgoto e oxigênio dissolvido.

Para que o projeto surtisse os resultados esperados, a SOS Mata Atlântica realizou uma capacitação com os professores da escola e da Fatec, além dos representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tatuí. No município, o programa é coordenado pelos professores da Fatec Tatuí, Anderson Luiz de Souza e Maria do Carmo Vara Lopes Orsi, pelo vice-presidente do CBH-SMT, Wendell Wanderley Rodrigues e pela professora da Escola Estadual Barão de Suruí, Sidineia Aparecida Machado Osaka. “Foi uma ideia do Wendell em trazer para Tatuí o ‘Observando os Rios’, o que, brevemente, trará muitos frutos para toda a região. O nosso objetivo é envolver os alunos do ensino médio de escolas públicas no que tange à conscientização ambiental. Queremos multiplicar o projeto e criar uma cultura de responsabilidade e comprometimento com as questões ligadas ao meio ambiente. Ademais, é uma oportunidade indescritível que os alunos terão para aplicar na prática o que aprenderam nas aulas de Biologia, Química e Geografia”, explicaram os professores Anderson e Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário