segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Conservatório de Tatuí realiza espetáculo em homenagem a Heitor Villa-Lobos

Pianista Míriam Braga comanda o especial “Solo Brasileiro – Viva Villa” no dia 26 de agosto



O principal compositor brasileiro de música clássica, Heitor Villa-Lobos, é tema de espetáculo do Conservatório de Tatuí no dia 26 de agosto, sábado. O especial “Solo Brasileiro – Viva Villa” terá Míriam Braga ao piano e uma série de convidados, entre instrumentistas, cantora e atores. A apresentação acontece no Teatro Procópio Ferreira, com início às 20h e entrada gratuita.

“A proposta do espetáculo é prestar uma homenagem devida a esse que é um dos compositores que mais lutaram pela educação musical no Brasil e que é o nosso grande nome de tantos anos”, comenta a pianista Míriam Braga, que assina a direção geral do espetáculo. Marilane Bousquet é a responsável pela preparação vocal e Dalila Ribeiro assina a direção cênica.

Na primeira parte da apresentação serão executadas três das nove músicas da série “Bachianas Brasileiras”, escritas por Villa-Lobos entre 1930 e 1945, unindo o folclore brasileiro ao estilo de Johann Sebastian Bach. O início será com a “Bachiana Nº 4 para piano solo”.

A segunda obra será “Bachiana Nº 2 para violoncelo e piano”, que inclui a famosa peça “O Trenzinho do Caipira”. Haverá participação especial da violoncelista Elen Ramos Pires. “Acredita-se que a Bachiana Nº 2 foi escrita em uma viagem na qual Villa-Lobos utilizou a estrada de ferro Sorocabana, possivelmente passando em Tatuí”, ressalta Míriam.

Finalizando a primeira parte do espetáculo, a “Bachiana Nº 5 para soprano e orquestra de violoncelos”, em versão para dois violoncelos e piano. Além de Elen Ramos Pires, participam o violoncelista Tulio Pires e a soprano Ana Laura Teotônio. “Talvez essa seja a obra mais famosa da série Bachianas Brasileiras”, afirma a pianista.

Após o intervalo, o espetáculo trará uma suíte infantil para piano solo, na qual a diretora promete uma surpresa ao público. No encerramento, a suíte “Carnaval das Crianças”, também para piano solo. Os atores Tamires Carvalho e Rodrigo Cotrim contarão a história do Carnaval com mímicas e diferentes personagens para cada parte da obra. No último movimento, executado a quatro mãos, Míriam Braga recebe a pianista Fanny de Souza Lima.



Míriam Braga
Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus principais mestres foram Bernard Flavigny, Arnaldo Cohen, Heitor Alimonda, Homero Magalhães, Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, Magda Tagliaferro, Jacques Klein e Yara Bernette.

Foi várias vezes premiada como solista e camerista. Atuou como solista sob a regência de Eleazar de Carvalho, Alceo Bocchino Ernani Aguiar, Thomas O’Neall, Benito Juarez, Roberto Garcia Mareco, Henrique Gregori, Edson Beltrami, Florentin Gimenez, Gonzalo Bustos, Dario Sotelo e Juliano de Arruda Campos.

Gravou para a RTC/SP, Rádio MEC/RJ, TVE/RJ, TV Brasil/RJ no Brasil, para BBC/Londres e TV/México. Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, gravados pela Meridian Records (Inglaterra), Tons e Sons, Rádio MEC, entre outras. Como pianista correpetidora tem sido amplamente reconhecida. Seus concertos internacionais incluem América Latina, Estados Unidos e Europa.

No Conservatório de Tatuí é coordenadora da Área de Música de Câmara e integra o corpo docente da Área de Piano e Música de Câmara. Atua também como clinician e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas”, da Yamaha Musical do Brasil.

Apoio Cultural – Para o ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário