Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE


quinta-feira, 6 de julho de 2017

Música na Praça traz apresentação do Duo Maracutaia neste sábado

Mayara Rios é a vocalista do duo Maracutaia.

A Capital da Música recebe neste sábado, dia 8 de julho, às 11h, na Praça da Matriz, dentro do projeto Música na Praça, o Projeto Maracutaia, um duo composto por Mayara Rios no piano elétrico e voz e Rodrigo Sacco na percussão.

O duo teve início devido ao interesse de seus componentes em se aprofundar na prática da música, executando repertórios com instrumentação diferenciada e arranjos adaptados. Atualmente o duo mantém esta mesma ideologia, buscando novos estudos musicais para transmitir sentimentos e aprimorar a execução.

Além do “Música na Praça”, a Praça da Matriz recebe neste fim de semana, a Feira de Artesanato da Capital da Música, da Associação de Artesãos de Tatuí, que prossegue até o domingo, dia 9, sempre das 10h às 20h. Nas barracas de artesanato é possível encontrar produtos artesanais do município, como macramê, bordado, renda, pintura, patchwork, saboaria e bijuterias. Já na praça de alimentação, o público pode degustar doces artesanais, churros, acarajé, pastéis e outras deliciosas opções.

O Duo - O músico Rodrigo Sacco é natural de São José do Rio Preto. Iniciou na adolescência o gosto pela arte e na juventude percorreu 18 estados do Brasil e países da América Latina para interagir com diferentes culturas musicais e de artesanato. No campo da percussão, participou de festivais nacionais e internacionais de choro, de MPB, de percussão e instrumental, além de fazer parte de grupos de diversos gêneros musicais e se apresentar em locais de grande importância, como SESC, SESI, teatros diversos, centros acadêmicos da Unesp, USP, Unicamp e UFSCar, e até mesmo em ruas e praças. Possui formação musical pelo Conservatório de Tatuí – tendo integrado, em 2015 e 2016, a Big Band profissional - nos cursos de Percussão MPB/Jazz e Percussão Choro e, também, pela ETEC de Artes de São Paulo. Rodrigo trabalha com apresentações de grupos de gêneros variados, ministra aulas particulares e oficinas em centros culturais e de referência de assistência social nos municípios de Tatuí, Quadra, Porto Feliz e Itapetininga, além de atuar nas ong Arte pela Vida e Associação Monte Carmelo.

Já Mayara Rios é natural de Belém, no Pará. Iniciou-se na música aos 10 anos, estudando teclado em Bambuí-MG, o que permitiu um contato musical em festas culturais. Na adolescência mudou-se com a família para Tatuí, a fim de ingressar no Conservatório. Na instituição, retomou seus estudos de teclado, participou da implantação do inédito curso de Musicografia Braille e realizou aulas em Canto Popular. Apresentou-se em casas de show de Recife, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro e em Feiras de Tecnologia Inclusiva realizadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 2012 foi aprovada como bolsista de canto na Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Paulo Flores, com a qual percorreu vários municípios do estado de São Paulo, cantando ao lado de Arismar do Espírito Santo, Rodrigo Ursaia, Edmundo Villani-Côrtes, Vinícius Dorin, entre outros. Ainda com a Jazz Combo, participou do mais recente trabalho do guitarrista Lupa Santiago, a ser lançado em breve. Em sua formação, destaca o aprendizado com os professores Andrea dos Guimarães, Beto Correa, Cláudio Casarini, Meire Varella, Karla Gambarotto, Maria Antônia Negrão, Paulo Flores, Fábio Leal, Paulo Signori, Marcelo Silva e Heverton Silveira. Participou de workshops com Sandro Albert, Sara Serpa, Débora Gurgel, Gabriel Grossi e Rodrigo Ursaia. Atualmente, ministra workshops de música em instituições protestantes de Tatuí e região com o objetivo de fomentar e incentivar a valorização dos ritmos brasileiros neste segmento. Possui formação em Canto (MPB e Jazz), Teclado (MPB e Jazz), Teoria Musical, Percepção Auditiva, Harmonia, Prática de Conjunto, Improvisação, História da Música, Repertório de Canção, Piano Complementar e Percussão Complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário