quinta-feira, 1 de junho de 2017

Programa de Controle do Tabagismo está sendo desenvolvido no Jardim Gonzaga e CDHU

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde em parceria com os municípios do Estado de São Paulo, está acontecendo nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Jardim Gonzaga e CDHU.

O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbi-mortalidade relacionada ao tabagismo. De acordo com o coordenador do Programa em Tatuí, Anderson Hajje Machado, o tratamento é composto pela vontade ativa do tabagista em parar de fumar acompanhado de uma equipe de médicos, enfermeiras e farmacêuticos. São realizadas reuniões semanais onde se discute os casos em geral, além da medicação prescrita que complementa o tratamento.

Até o momento já foram atendidas cerca de 45 pessoas, sendo duas turmas na ESF Jardim Gonzaga e uma turma na ESF CDHU. “No CDHU, conseguimos uma taxa de abstenção do tabagismo de aproximadamente 80%”, comemora Anderson.

Os interessados dos bairros Jardim Gonzaga e CDHU em participar do programa de Controle do Tabagismo devem se cadastrar na unidade do seu bairro e deixar seus dados para, posteriormente, a equipe entrar em contato na medida em que forem formadas novas turmas. Vale ressaltar que, a princípio, o atendimento está acontecendo nestes bairros citados, mas a previsão é que novas turmas sejam formadas nas demais Unidades Básicas de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário