sexta-feira, 2 de junho de 2017

Conservatório é decisivo na classificação de Tatuí como Município de Interesse Turístico

Escola de música é a justificativa do projeto de lei apresentado pelo deputado Sebastião Santos


O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos teve papel decisivo na classificação de Tatuí como Município de Interesse Turístico, medida aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 9 de maio e sancionado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, 31 de maio. De autoria do deputado Sebastião Santos, o projeto de lei que beneficiou Tatuí teve como justificativa a existência do Conservatório – instituição mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

Além de Tatuí, a lei estadual Nº 16.429/2017 contempla 19 municípios. Ela tem origem no projeto de lei Nº 258/2017, que, por sua vez, é a junção de vários projetos individuais. Tatuí aparece inicialmente no projeto de lei Nº 756/2015, do deputado Sebastião Santos, apresentado no dia 16 de maio de 2015 – depois reunido aos demais em uma proposta única.

Na justificativa de seu projeto, Sebastião Santos afirma que Tatuí possui o “mais excelente conservatório dramático e musical”. E completa: “Tatuí merece ser considerado como estância turística, já que tal conservatório é considerado uma das escolas mais importantes e bem sucedidas de todo o mundo”. Ainda na justificativa, o parlamentar reforça que o Conservatório de Tatuí possui reconhecimento internacional, concentrando alunos de mais de 20 estados brasileiros e de países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. Além da tradição de excelência no ensino de instrumentistas, cantores, atores e luthiers, o autor do projeto destaca a relevância dos eventos realizados pela escola. “Exposições, concertos, workshops, teatros e espetáculos que atraem turistas de todo o mundo”.

O diretor-executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, lembra que o deputado Sebastião Santos esteve por duas vezes na escola em 2016, expondo sua convicção de estar lidando com o grande potencial turístico do Conservatório. Entre inúmeros aspectos, ele citou expressamente “o ensino ministrado” pela escola, seu reconhecimento “nacional e internacional”, discriminando os inúmeros eventos que acontecem com frequência em seu Teatro Procópio Ferreira e outros espaços, festivais e encontros nacionais e internacionais.

“Todos só temos que agradecer o empenho do deputado e da ALESP neste gesto, que trará dividendos de inúmeras ordens para o Conservatório, público para os mais de 200 eventos anuais, estímulos e mais investimentos para a cidade, além de suporte financeiro do Estado para o fortalecimento da Capital da Música em direção ao futuro. É um presente para a cidade”, observa o diretor.

Clique aqui para ler o projeto de lei do deputado Sebastião Santos

Teatro
Principal reduto destes espetáculos, o Teatro Procópio Ferreira é tido como importante atrativo da Capital da Música, figurando nos principais guias turísticos relativos à cidade. Com intensa programação e muitas apresentações gratuitas, o espaço é uma das sete opções turísticas listadas em Tatuí pelo site de turismo TripAdvisor. O Teatro Procópio Ferreira e o Museu Histórico Paulo Setúbal possuem o “certificado de excelência” concedido pelo portal.

A relevância do Conservatório de Tatuí no contexto turístico também pode ser verificada no próprio site da instituição. Semanalmente, a programação de eventos é acessada por internautas de municípios paulistas como São Paulo, Campinas, Sorocaba, Indaiatuba, Cerquilho, Piracicaba, Americana, Itapetininga e Bauru, além de capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Em 2016, as apresentações promovidas pelo Conservatório de Tatuí reuniram 23.251 expectadores.

Secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, com o Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, em Guarulhos
Divulgação
Ações que envolvem o Conservatório de Tatuí também ajudam divulgar o nome da Capital da Música em outras regiões de São Paulo e do Brasil. Na mais recente delas, a indicação e conquista do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura (categoria música), o Conservatório obteve a maior votação popular, pela internet, dentre as nove categorias envolvidas. Tal prestígio rendeu à escola espaço de destaque na primeira página do Diário Oficial do Estado na edição de quinta-feira, dia 1º de junho.

Ainda no campo do turismo, o Conservatório de Tatuí teve participação destacada no lançamento do programa “Turismo na Praça”, do Governado do Estado. A primeira edição aconteceu no início de maio na Praça IV Centenário, em Guarulhos, com a presença do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí. Na praça lotada, entre os que batiam palmas, o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário