quinta-feira, 11 de maio de 2017

Percussionistas do Conservatório de Tatuí são a atração do Projeto Música na Praça

Grupo coordenado por Luís Marcos Caldana se apresenta na Praça da Matriz neste sábado

Foto: Conservatório de Tatuí

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura – é a atração deste sábado, dia 13 de maio, no projeto “Música na Praça”. O grupo coordenado por Luís Marcos Caldana se apresenta no coreto da Praça da Matriz de Tatuí às 11h.

A apresentação deste sábado, bem como aquelas programadas para o decorrer do ano, é viabilizada através de uma parceria entre o Conservatório e a Prefeitura de Tatuí. O projeto Música na Praça voltou a ser realizado regularmente no dia 8 de abril, com a presença da Big Band do Conservatório de Tatuí.

Neste dia 13, os percussionistas do Conservatório brindarão o público com uma apresentação diversa, capaz de mostrar algumas das possibilidades sonoras que envolvem os instrumentos do grupo. O repertório a ser apresentado encantou alunos da Escola do Sesi, de Tatuí, em concerto didático apresentado no mês de abril. Na abertura, uma performance de palco diferenciada e o som das caixas explorado na obra “As Baquetas”, de Edgar Rocca (Bituca).

A apresentação prossegue com a variação entre o clássico e o popular: “Bachianas Brasileiras Nº 4 – Preludio”, de Heitor Villa-Lobos; e “Festrio”, obra em que o peruano Álvaro P. De Leon Ruiz mostrou festejos tradicionais de seu país. A obra “Entertainer”, de Scott Joplin, trará uma melodia que muitos dos expectados certamente já terão ouvido na televisão, enquanto que “Pandeirando”, de Douglas Gutjahar, é caracterizada pelo som de quatro pandeiros, instrumento tipicamente brasileiro.

Outra música que o público certamente reconhecerá – sobretudo os adultos – é “Led Zeppelin Medley”, com arranjo de Jeff Moore. A música popular tem espaço garantido nas obras que encerram a apresentação: “Cenas Brasileiras (I Baião – II Frevo)”, de Ney Rosauro; “Festa Latina”, de Lalo Dávila; e “Carioquinha – Brasileirinho”, de Waldyr Azevedo.

Além de Caldana, o Grupo de Percussão será integrado por Agnaldo Silva, Bianca Pavanello, Carlos Estefanero, Giovanni Ricioli, Jéferson Oliveira, Maura Jansson, Nicolas Botelho, Renan Dias, Rodolfo D’Avila, Rogério Cipriano, Roger Brandino, e Patrícia Campos (contrabaixo).

No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Música na Praça
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luis Marcos Caldana, coordenação
Data: Sábado, 13 de maio  Horário: 11h
Local: Praça da Matriz, centro de Tatuí
Entrada franca - Contato: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário