segunda-feira, 15 de maio de 2017

Estacionamento rotativo é expandido no Centro de Tatuí

Novas vagas estão nas ruas Coronel Lúcio Seabra e Coronel Aureliano a partir desta segunda (15). Prazo de adaptação é até a próxima semana.
G1 Itapetininga e Região

Novas vagas de estacionamento rotativo foram implantadas no Centro de Tatuí nesta segunda-feira (15). As vagas rotativas estão nas ruas Coronel Lúcio Seabra, no trecho entre as ruas 11 de Agosto e a Prudente de Moraes, e na Coronel Aureliano. Motoristas podem estacionar nos espaços demarcados por até 30 minutos sem pagar nada. Em março, a prefeitura já havia criado vagas rotativas para carros em três quarteirões da rua Prudente de Moraes.

Diferente das primeiras vagas rotativas implantadas, que tiveram 30 dias de adaptação para os motoristas, as novas vagas estão em fase educativa até a próxima segunda-feira (22). Agentes de trânsito orientam a população na região.

No estacionamento rotativo, não é necessário o uso de cartão, mas o pisca alerta precisa ser ligado no período das 8 às 19h, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, a utilização gratuita é das 8h às 14h. Após o limite de 30 minutos, o motorista pode levar multa se continuar estacionado no local. A infração é considerada grave, com cinco pontos na carteira e a multa é de R$ 195,23.

No mesmo estilo das vagas de farmácia, onde o tempo máximo de permanência é de 30 minutos sem custo nenhum, as vagas rotativas de Tatuí estão se espalhando pela cidade e sendo uma boa solução para quem precisa fazer serviços rápidos no Centro, afirma a professora Débora Arroyo.

“É bem raro a gente conseguir estacionar aqui e hoje eu consegui. Então imagino que seja uma boa ideia, a gente ocupa a vaga rapidinho e já dá para outra pessoa”, aprova Débora.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier, as vagas rotativas serão fiscalizadas tanto pelos agentes de trânsito como pela Guarda Municipal. “É fácil a fiscalização, principalmente com o pisca alerta ligado, pois assim o agente ou guarda percebe que a pessoa está devidamente regulamentada naquele estacionamento. Nós temos a Guarda Municipal que tem um efetivo elevado, mas na rua, somando guardas e agentes, temos em torno de 15 a 20 pessoas”, afirma.

Vagas rotativas são implantadas em rua do Centro (Foto: Reprodução/TVTEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário