sexta-feira, 12 de maio de 2017

Conservatório de Tatuí recebe doutores em música dos Estados Unidos

Músicos da Universidade de Minnesota realizam série de apresentações e atividades entre os dias 15 
e 20 de maio



A parceria entre o Conservatório de Tatuí e a Universidade de Minnesota, da cidade de Duluth, nos Estados Unidos, tem mais um importante resultado neste mês de maio. Trata-se da Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica, entre os dias 15 e 20 de maio. Cinco músicos professores da universidade norte-americana realizarão uma serie de atividades e apresentações no Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

Os convidados do Conservatório de Tatuí são os cantores Rachel Inselman e Marcus McConico; os percussionistas Eugene Koshinsky e Tim Broscious; e o maestro Mark Whitlock. “Será um minifestival de voz e percussão”, resume Dario Sotelo, coordenador da Semana Especial e regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, conjunto com o qual os norte-americanos se apresentarão no dia 20 de maio, sábado. Conhecido também pelo trabalho como compositor, Koshinsky é o autor de uma das obras que serão executadas pela Banda Sinfônica. Para a apresentação, no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos custarão R$ 12 (R$ 6 na meia-entrada).

Antes do concerto do sábado, Rachel, McConico, Koshinsky e Broscious estarão envolvidos em várias atividades didáticas ao longo da semana. As master class de canto lírico e percussão sinfônica acontecem nos dias 15, 16, 17 e 19 de maio, sempre às 14h, no auditório da Unidade 2. As atividades são restritas aos inscritos na Semana Especial, com prazo já encerrado. “Serão atividades muito ricas, pois os participantes poderão se apresentar para os professores norte-americanos, recebendo a avaliação e orientações deles”, ressalta Sotelo.

Além disso, no dia 18, quinta-feira, será realizado um recital especial com a participação dos cantores e percussionistas. O evento acontecerá no Teatro Procópio Ferreira, às 20h, com entrada gratuita.

O coordenador da Semana Especial destaca a importância da parceria com a Universidade de Minnesota Duluth, lembrando que Giovane Briguente, ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí, cursa atualmente mestrado na instituição norte-americana. “Já tivemos outras ações desta parceria. O maestro Mark Whitlock já esteve em Tatuí três vezes e a Rachel Inselman também já esteve por aqui. Contudo, é a primeira vez que realizamos um intercâmbio com tamanha amplitude, em que recebemos um grupo de músicos que são professores com doutorado”, afirma Sotelo.

Ensaios abertos
Outra oportunidade de acompanhar os trabalhos da Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica, e de maneira gratuita, são os ensaios da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. “Rachel Inselman, Marcus McConico, Eugene Koshinsky e Tim Broscious, que serão solistas da Banda, bem como o maestro Mark Whitlock, que será convidado especial, participarão de alguns ensaios para a apresentação do sábado. Estes ensaios serão abertos”, explica o regente Dario Sotelo. Serão três ensaios no Teatro Procópio Ferreira, nos dias 15, 17 e 18, sempre das 8h30 às 12h.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica
Parceria: Conservatório de Tatuí e Universidade de Minnesota Duluth
Rachel Inselman, Marcus McConico, Eugene Koshinsky, Tim Broscious, e Mark Whitlock, convidados
Dario Sotelo, Coordenação
Datas: de 15 até 20 de maio
Locais: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí) e Auditório da Unidade 2 (São Bento, 808)
Contato: (15) 3205-8464

O Conservatório de Tatuí é um dos indicados ao Prêmio Governador do Estado, na categoria “música”. Vote e ajude a escola a obter mais esta importante conquista: https://goo.gl/cIcjHy

Nenhum comentário:

Postar um comentário