quinta-feira, 4 de maio de 2017

Área de Sopros/Madeiras promove três recitais gratuitos no mês de maio

Alunos de flauta transversal, clarinete e saxofone se apresentarão nos dias 9, 11 e 16


A Área de Sopros/Madeiras do Conservatório de Tatuí promove três recitais no mês de maio. Alunos de flauta transversal, clarinete e saxofone se apresentarão nos dias 9, 11 e 16, todos às 19h, no Salão Villa-Lobos, com entrada gratuita.

O coordenador Otávio Blóes afirma que a sequência de apresentações será uma verdadeira demonstração do que são os cursos oferecidos pela Área de Madeiras do Conservatório de Tatuí. “O repertório será o que está sendo trabalhado em sala de aula. Haverá apresentações individuais, duos, trios, alguns com acompanhamento de piano. Para os alunos, uma oportunidade importante de performance e trabalho técnico”, comenta Blóes.

O primeiro recital será no dia 9 de maio, terça-feira, e envolverá os alunos de flauta transversal dos professores Anselmo Pereira, Juliano Arruda, Márcia Licatti, Leonardo Faria e Otávio Blóes. Serão nove apresentações, com obras de autores como Luciano Berio, Sigfrid Karg-Elert e Johann Sebastian Bach. Ao final será formada uma orquestra de flautas, regida pelo professor Leonardo Faria, do Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.


As atividades da Área de Madeiras seguem no dia 11, quinta-feira, com apresentações de alunos de clarinete. Desta vez estarão envolvidos os professores Max Ferreira, Rafael Pelaes, Jairo Ladeia e Luciano Pereira. Serão 11 apresentações, incluindo Edmundo Villani-Côrtes, Cláudio Santoro e Wolfgang Amadeus Mozart, com duas obras. A 11ª música será uma apresentação conjunto de todos os clarinetistas presentes. Eles executarão “Canon”, composição de Pachelbel e adaptação de Paco Gómez Mendieta.

Os alunos de saxofone terão apresentação no dia 16, uma terça-feira. Estarão no palco alunos dos professores Giancarlo Medeiros, Marcel Ricardo Villa, Marcos Pedroso e Rafael Migliani. O programa do recital ainda será definido.

Palestra e workshop no dia 9 Além de reger a orquestra de flautas no recital do dia 9, o professor Leonardo Faria ministrará duas atividades didáticas antes das apresentações. Ambas acontecem no Salão Villa-Lobos e são abertas ao público em geral, com entrada franca.

Às 14h Faria tratará do tema “A história e evolução da flauta”. De acordo com Blóes, o palestrante mostrará a família das flautas, os principais compositores, os maiores flautistas e ainda fará um apanhado da história do instrumento. “É uma história muito longa, que começa na idade da pedra e vem até os modernos instrumentos da atualidade”, comenta o coordenador.

A segunda atividade, às 15h30, será um workshop: “Rotina de estudos para músicos de instrumentos de sopro”, aberta também a quem se dedica aos metais. “Quem toca instrumento de sopro geralmente sofre com a dificuldade de criar uma rotina de estudos e esse workshop dará uma ajuda valiosa neste sentido”, afirma Blóes.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Fotos Arquivo/Conservatório de Tatuí

SERVIÇO
Recitais da Área de Sopros/Madeiras
Otávio Blóes, coordenação
Datas: 9, 11 e 16 de maio - Horário: 19h
Local: Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415, Tatuí)
Entrada franca - Contato: (15) 3205-8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário