domingo, 9 de abril de 2017

Professor do Conservatório de Tatuí será solista da Banda Sinfônica da Universidade de Minnesota

Marco Antonio de Almeida Junior tocará eufônio com o regente Mark Whitlock no dia 9 de abril



O professor de eufônio do Conservatório de Tatuí, Marco Antonio de Almeida Junior, atuará como solista da Banda Sinfônica da Universidade de Minnesota, em Duluth, nos Estados Unidos. A apresentação acontecerá no dia 9 de abril, um domingo, sob a regência do maestro Mark Whitlock. Além das aulas de eufônio, Marco Antonio é regente da Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.

O convite ao professor de Tatuí aconteceu no final de 2016 e a viagem foi confirmada no início de março. Marco Antonio será o convidado especial no “Concerto da Primavera”, no qual fará solo em “Wilson Suíte”, de Robert W. Smith, e “The legend of spirit island”, de Philip Sparke. Além disso, ministrará uma masterclass sobre fundamentos técnicos e específicos do instrumento e conhecimento da literatura brasileira para música de câmara.

Instrumentista, professor e regente, Marco Antonio afirma que é uma grande honra fazer parte do intercâmbio entre a Universidade de Minnesota e o Conservatório de Tatuí e que a oportunidade de tocar nos Estados Unidos é a realização de um sonho. “Lá temos grandes solistas e professores de eufônio. Agradeço ao maestro Dr. Mark Withlock pelo convite e oportunidade de tocar ‘The legend of spirit island’, obra esta comissionada pelo maestro para a Twin Ports Wind Orchestra em homenagem ao eufonista Dick Carlson”, comenta Marco Antonio.

Marco Antonio de Almeida Junior

Bacharel em euphonium pela Faculdade Mozarteum de SP (Famosp) e formado em regência pelo Conservatório de Tatuí, na classe do maestro Dario Sotelo, iniciou os estudos aos 10 anos com o pai na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Mais tarde passou a ter aulas com o professor Wilson Dias. Participou de eventos e atividades sob orientação de professores como Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Rafael Mendes, Fernando Deddos e Henrique Crespo.

Enquanto músico-convidado, solista e regente, fez diversas apresentações com orquestras e bandas sinfônicas, com destaque para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Em 2004, aos 15 anos, foi finalista do 6° Premio Weril para Instrumentos de Sopros. Em abril de 2009 foi aprovado como eufonista chefe de naipe junto à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Atualmente atua na Banda Sinfônica de Nova Odessa, Felipe Coelho Octeto e Big Band Na Gaveta. É professor de instrumento e regente titular da Banda Sinfônica Infantil e Infantojuvenil no Conservatório de Tatuí. Faz parte do Sexteto Carlos Gomes, Quarteto Euphonismo e Quinteto Só Metal.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário