segunda-feira, 10 de abril de 2017

Concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí mostra a influência da Itália sobre Mozart

Apresentação no dia 19 terá obra possivelmente inédita no Brasil e participação de pianista brasileiro que vive na Itália



Considerado um dos principais compositores de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart nasceu e viveu na Áustria (1756 – 1791). A música dele, contudo, teve forte influência da cultura de um país vizinho: a Itália, a “pátria da música” daquela época. No dia 19 de abril, essa influência italiana sobre a obra de Mozart será tema de concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

O maestro João Maurício Galindo, responsável pelo programa do concerto, reforça a importância da cultura italiana na formação musical do prodígio austríaco, que passou a compor e tocar minuetos aos cinco anos. Galindo cita uma longa viagem que Mozart fez à Itália ainda criança, por iniciativa do pai, o violinista Leopold Mozart. “O objetivo era um só: aprender. A Itália era dona de uma colossal herança musical. Leopold sabia que o contato com essa cultura seria fundamental para a formação de seu filho”, comenta o maestro da Orquestra Sinfônica.

Dois dos principais compositores daquela época são os italianos Muzio Clementi e Antônio Salieri. Mozart conheceu ambos pessoalmente em Viena. É de Muzio Clementi a primeira música do concerto do dia 19 de abril: “Sinfonia Opus 18 nº 1” (allegro assai/un poco adagio/minuetto e trio/allegro assai). “É uma obra que talvez nunca tenha sido executada no Brasil”, observa Galindo.

Na sequência, a Orquestra Sinfônica executa uma composição do ilustre personagem da noite. Wolfgang Amadeus Mozart é o autor de “Concerto para piano nº 20, KV 466” (allegro/romanza: andante/rondo: allegro assai). Como o tema é a Itália, o solo de piano fica por conta do sorocabano Fábio Luz, pianista já conhecido no Conservatório de Tatuí e que vive naquele país.

Antônio Salieri, o outro compositor que Mozart conheceu em Viena, é o autor de “Vinte e seis variações sobre La Folia di Spagna”. O maestro destaca essa como uma obra bastante particular. “Uma das mais antigas e conhecidas melodias europeias”.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo “Mozart e a Itália” no dia 19 de abril, quarta-feira, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí). Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro a 12 reais (com desconto de 50% para crianças, estudantes, idosos, aposentados e professores estaduais).

O pianista Fábio Luz
Natural de Sorocaba, é mestre em música francesa pela Université Musicale Internationale, de Paris. Considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração e com imenso repertório, Fábio Luz é membro do júri de importantes concursos internacionais, como o de Hamburgo (2013). Contando cerca de mil concertos realizados, suas mais recentes apresentações são na Musikschule Konstanz; Pianofest de Hamburgo; na série Fazioli – La Gioiosa Musa, em Treviso; Centro Cultural São Paulo; no Auditório Orpheus, de Turim; na Sociedade de Eubiose, em São Paulo; e no Conservatório de Tatuí.

O seu mais recente prêmio é o da Associação Paulista de Críticos de Arte – “Melhor Recital do Ano”. O último CD é dedicado aos “4 Scherzos e 4 Improvisos”, de Chopin, reeditado na Itália em 2009. Enquanto professor, Fábio é regularmente convidado pelas universidades do Brasil (USP, Unesp, Unicamp, Positivo e Escola de Música da UFRJ) e estrangeiras (Kansas, Iowa, Freiburg, Turim, etc). De 2003 a 2011 suas masterclasses tiveram lugar no Castello di Cortanze (Itália). Desde 2013 seu curso de aperfeiçoamento e excelência em piano faz parte do Festival del Golfo de San Marco di Castellabate (Salerno). Em 2006 passou a coordenar o departamento de piano da Escola Superior “Città della Musica e del Teatro” em Penne (Pescara) e, desde 2010, preside a Fundação Franz Liszt, sediada na França.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regência
Fábio Luz, piano
Data: 19 de abril de 2017 – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, 415 – Tatuí)
Ingressos: 12 reais (6 reais meia entrada)
Informações: (15) 3205-8464.

Nenhum comentário:

Postar um comentário