segunda-feira, 3 de abril de 2017

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta estreia latino-americana

Concerto no dia 8 de abril contará ainda com solo de quatro saxofonistas



O Teatro Procópio Ferreira será o primeiro da América Latina em que o público ouvirá a mais nova obra do compositor inglês Peter Meechan. Caberá à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fazer a estreia da música “Korn Symphony”, em concerto que acontece no dia 8 de abril, sábado, às 20h. Nesta apresentação, o maestro Dario Sotelo mantém a temática da “música que dança”, definida para a temporada 2017 deste que é um dos principais grupos do Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado.

De acordo com o maestro, a Banda Sinfônica participa de um consórcio por meio do qual a obra de Peter Meechan foi produzida. “É uma obra de estilo moderno, inspirada no contexto inglês após os ataques aéreos da Alemanha na Segunda Guerra Mundial”, comenta Sotelo. A sinfonia será a terceira música no concerto do dia 8.

A abertura será com “Sonhos de Genevieve”, composição do brasileiro Glauber Santiago. Trata-se de uma obra focada nos ritmos de dança brasileiros, em que aparecem principalmente o baião e o maracatu. Sotelo lembra que Santiago já é conhecido no Conservatório de Tatuí, tendo obtido o primeiro lugar em um concurso realizado pela escola há três anos.

A apresentação seguinte é de “Ritmos das Américas para quarteto de saxofones e banda”, do norte-americano Bob Mintzer. O solo será executado pelo Quarteto de Saxofones SaxBrasil. Conforme o maestro, o nome da música é autoexplicativo: “É uma verdadeira viagem musical pela América, começando pelo norte e seguindo para os ritmos dos países latinos”.

O encerramento do concerto será com “200 Terceira Suíte”, do colombiano Victorino Valencia Rincón, que Sotelo descreve como “talvez o maior compositor vivo da Colômbia”. A composição apresenta traços da música típica de várias partes daquele país.

Quarteto de Saxofones SaxBrasil
Formado por Rafael Migliani (saxofone soprano), Maikel Morelli (saxofone alto), Jonathas Cordeiro (saxofone tenor) e Giancarlo Medeiros (saxofone barítono), o Quarteto de Saxofones SaxBrasil existe desde 2009, com o objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira através da pesquisa, da encomenda de novas obras, transcrições de compositores brasileiros e da interpretação do repertório tradicional.

O grupo também tem como um dos seus objetivos contribuir para a integração cultural e musical dos países da América Latina. Logo no primeiro ano, o SaxBrasil conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística” na categoria “Música de Câmara” e desde então, tem atuado como solista frente a importantes grupos do Estado de São Paulo.

Em 2012 apresentou recitais formados por obras de importantes compositores brasileiros no “1º Encuentro Internacional de Cuartetos de Saxofones de Montevideo, no Uruguai; “1º Festival de Saxofone Clássico”, em São Paulo; “5º Encontro Internacional de Saxofonistas”, do Conservatório de Tatuí; e “1º Encuentro Internacional de Saxofonistas”, em La Pampa, Argentina.

Em 2013 foi responsável pela elaboração, produção e execução do projeto “Música para Todos”, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba. No fim daquele ano, participou do “XII Encuentro Universitario Internacional de Saxofón”, no México. No ano seguinte, executou o projeto “Viagem musical pelas Américas”, levando música instrumental a aproximadamente 3.000 crianças, e, em 2015, foi a vez do projeto “Conhecendo Villa-Lobos a bordo do seu trenzinho”, também para crianças.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Dario Sotelo, regência
Rafael Migliani, Maikel Morelli, Jonathas Cordeiro e Giancarlo Medeiros, saxofones
Data: Dia 8 de abril de 2017 – sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Tatuí
Ingressos: 12 reais (6 reais meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário