sábado, 4 de março de 2017

Professor do Conservatório de Tatuí recebe o Mérito Cultural Carlos Gomes

Fulvio Ferrari foi condecorado pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino


O professor e coordenador da área de matérias teóricas do Conservatório de Tatuí, Fulvio Ferrari, recebeu a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”, grau de comendador, concedido pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino. A mais elevada condecoração da entidade foi entregue ao professor do Conservatório de Tatuí na noite de quinta-feira, dia 2, no restaurante Los Molinos.

Fulvio Ferrari cursou o Conservatório Musical Mário de Andrade e em 1994 tornou-se bacharel em música com habilitação em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FMU). De 1997 a 1999 teve a orientação pianística de Antônio Bezzan, passando desde então a especializar-se com o pianista e compositor Amaral Vieira, até 2006.

Na temporada de concertos do Centro de Música Brasileira de 2004, realizada no Centro Brasileiro Britânico, interpretou um programa dedicado à suas próprias peças e de Amaral Vieira, realizando a primeira audição da obra “Enigma Op.313” deste último.

Em setembro de 2007, no Teatro Municipal de São Paulo, realizou como solista a estreia brasileira da obra “Movimentos Concertantes – Nova Revolução Humana Op.322”, de Amaral Vieira, junto ao Coral Paulistano sob a regência de Mara Campos.

Em 2009 integrou o grupo de docentes do projeto Terranova, pelo Instituto, Sophia como professor, pianista e diretor musical. Como jurado de concurso integrou a banca do Concurso Nacional de Piano Maestro Spartaco Rossi e do I e II Festival de Coros do Clube Transatlântico.

Suas composições têm sido realizadas por renomados músicos e pelo próprio compositor. Em maio de 2010 a versão da obra “Crucifixus”, para coro e piano, foi estreada pelo Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Cadmo Fausto.

Em 2011 o doutorando Ronaldo Silva apresentou na Unicamp um seminário sobre a obra de câmara de Fulvio Ferrari, focado principalmente nas canções, na matéria música de câmara brasileira do professor Dr. Esdras Rodrigues. Ainda naquele ano um concerto inteiramente dedicado à sua obra foi realizado no dia 5 de outubro na Salão Villa-Lobos, no Conservatório de Tatuí, e nessa mesma instituição a cantata “Angele Dei”, encomendada para o Coro Infantil e a Camerata de Violões.

Desde 1989, Fulvio Ferrari trabalha como professor de piano e matérias teóricas, em aulas particulares e em vários estabelecimentos de ensino, destacando-se o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (ULM); o Conservatório Souza Lima; a Escola Waldorf Rudolf Steiner; o Instituto Normal de Música; e a Faculdade Mozarteum, de São Paulo. Atualmente é coordenador do departamento de matérias teóricas e professor de fortepiano, baixo contínuo, cravo, harmonia, contraponto e análise no Conservatório de Tatuí. Apresenta-se como concertista, recitalista e camerista com um repertório do barroco à contemporaneidade.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário