sábado, 11 de março de 2017

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí abre temporada com cinco convidados

Grupo coordenado por Rodrigo Ursaia apresenta seleção especial de músicas no dia 30 de março



Cinco solistas convidados estão confirmados para o concerto de abertura de temporada da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. A apresentação acontecerá no dia 30 de março, quinta-feira, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí), com ingressos a 12 reais (6 reais para idosos, aposentados, estudantes, crianças e professores da rede estadual).

Ao estrear nesta temporada, o grupo coordenado por Rodrigo Ursaia receberá Lucas Chagas (violino), Breno Cavalcanti (flauta), Rodrigo Parente (sax tenor) Pablo Marques (trompete) e Arthur Rita (trombone). Na Jazz Combo, os cinco convidados se juntam aos integrantes Léo Ferrarini (piano), Felipe Brisola (baixo), Éverton Barba (bateria) e Rodrigo Ursaia, que além de coordenar o grupo, participa com saxofone e flauta.

A apresentação começa com “Dança Negra”, em um arranjo da composição de Camargo Guarnieri. A música “Meu Fraco é Café Forte”, de Dom Salvador, contará com o solo do sax tenor de Rodrigo Parente.

O pianista da Jazz Combo, Léo Ferrarini, é o compositor de duas das músicas que serão apresentadas no dia 30: “Praiana” e “Bhastrika”. A primeira terá o trompetista Pablo Marques como solista. Entre uma e outra, o conjunto recebe o flautista Breno Cavalcanti para executar “Gota Serena”, de Vinícius Dorin, que já se apresentou como convidado da Jazz Combo.

A obra “Nilopolitano”, de Dominguinhos, com o violino de Lucas Chagas no solo, é a sexta apresentação da noite. A sétima música é uma composição do próprio coordenador Rodrigo Ursaia: “Baltica”, que contará com solo de trombone de Arthur Rita. Para encerrar, “Just Friends”, de John Klenner e arranjo de Rodrigo Ursaia.


A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí Nascido com o sobrenome “Combo”, o grupo tem, a partir de uma formação não convencional, a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental. A Jazz Combo foi criada em 1992 em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, e ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos.

O primeiro CD do grupo foi “Rumo Norte”, lançado em 1998, com obras de Paulo Flores. Realizou dezenas de apresentações em unidades do Sesc e teatros de São Paulo e do interior, além de festivais respeitados em Londrina, Ourinhos e Tatuí. Muitas apresentações ocorreram ao lado de convidados reconhecidos, como Mônica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry. Em 2008 gravou o DVD “Será o Benedito!?!”, com releituras da obra de Benedito Lacerda e Pixinguinha.

Rodrigo Ursaia Saxofonista, flautista e compositor, já se apresentou com importantes nomes do jazz e da música brasileira, tais como Milton Nascimento, Rosa Passos, Ivan Lins e Dom Salvador. Como membro do grupo de Rosa Passos, participou de várias turnês pela Europa, América e Ásia, se apresentando em importantes festivais e clubes de jazz. Pelo Daniel Marques e Rodrigo Ursaia Duo participou de várias turnês pela Europa, se apresentando inclusive para a família real da Suécia.

Foi membro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (1997-2000) e se apresentou como solista convidado da Amazonas Jazz Band (2006 e 2010), Iowa University Jazz Band (2002 e 2008) e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí (2012). Participou da gravação de vários CDs, dentre eles “The Art of Samba Jazz”, de Dom Salvador, com o qual foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2012 – Melhor CD Instrumental.

Lançou em 2015 dois CDs autorais: “Chamado”, com Lupa Santiago e Rodrigo Ursaia Quinteto, e “O Espantalho”, com Daniel Marques e Rodrigo Ursaia Duo. Retornou ao Brasil após 12 anos em Nova Iorque, onde cursou o mestrado na Manhattan School of Music (2002). Atualmente leciona na Faculdade Souza Lima em São Paulo e no Conservatório de Tatuí.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Lucas Chagas, violino
Breno Cavalcanti – flauta
Rodrigo Parente – sax tenor
Pablo Marques – trompete
Arthur Rita – trombone
Rodrigo Usaia, coordenação
Data: 30 de março de 2017, quinta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415 – Tatuí
Ingressos: 12 reais (6 reais meia entrada)
Informações: (15) 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário