quinta-feira, 2 de março de 2017

Contrabaixista búlgara fará masterclass no Conservatório de Tatuí

Atividade com Daniela Georguieva acontecerá no dia 6 de março, às 14h



A contrabaixista búlgara Daniela Georgieva realizará uma masterclass no Conservatório de Tatuí no dia 6 de março, segunda-feira, às 14h. A instituição mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura do Estado promove a atividade aos alunos e demais interessados no salão da Unidade 2 (rua São Bento, 808). A masterclass é uma realização do Setor de Cordas do Conservatório de Tatuí, área coordenada pela professora Elen Ramos Pires.

Daniela Georgieva nasceu em Sofia (Bulgária) em 1969 e começou a estudar contrabaixo aos 12 anos. Estudou na Escola Nacional de Música “Ljubomir Pipkov”, onde se formou depois de cinco anos. Durante esse tempo, ela tocou na orquestra filarmônica desta instituição, participando de concertos na Bulgária, Holanda, Espanha e Grécia. Ao mesmo tempo, integrou a Orquestra “Pioneer”, dirigida por Vladi Simeonov, com o qual excursionou por Brasil, Itália e Grécia.

Logo depois ela entrou na prestigiada Academia Nacional de Música “Pancho Vladigerov”, em Sofia, sob a orientação do fundador e principal representante da Escola Contrabaixística Búlgara, professor Todor Toshev. Sob a liderança direta dele, ela se formou com honras e também participou de masterclasses com Tomas Martin, Klaus Triumf e Gary Karr. Em seguida, tocou como profissional no Orchestra “Collegium Musicum” Bankia (Bulgária), onde fez suas primeiras apresentações como solista de orquestra. Nesta época, conquistou o primeiro lugar em um concurso nacional em Kyustendil (Bulgária/1983) e um internacional em Mittenwald (Alemanha/1990).

Chegou ao Brasil aos 22 anos para exercer o cargo primeiro-baixo e solista na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, fazendo cerca de 200 concertos em três anos. Neste período, Daniela foi aluna de Henrique Autran Dourado, atual diretor executivo do Conservatório de Tatuí, e participou de uma masterclass com o solista de contrabaixo da Orquestra Sinfônica de Boston, Edwin Barker, que foi professor de Dourado.

Daniela Georgieva voltou para a Bulgária e venceu o concurso para a Orquestra Filarmônica de Sofia, a mais importante do país. Primeiro como “tutti” e depois como segundo baixo, com a obrigação de primeiro, se apresentou em cerca de 600 concertos na Bulgária e em turnê por toda a Europa, incluindo Musikverein e a Gesellschaft der Musikfreunde – Salão dos Amigos da Sociedade Musical, de Viena.

Na Itália desde 2002, obteve o título do primeiro e segundo nível de contrabaixo no Conservatório de Verona com o professor Claudio Bortolamai. Tocou por três anos na Orquestra da Accademia Chigiana, como 1° contrabaixo, e algumas temporadas no Teatro Massimo – Palermo, também como 1° contrabaixo. Também tocou em Siena, em cursos de verão.

Desde 2005 é baixo principal do Teatro Olímpico em Vicenza e, ocasionalmente, de outras orquestras, incluindo a Orquestra da Sociedade Filarmónica de Udine, para as turnês de óperas líricas.

Já se apresentou com os conjuntos de câmara Virtuosi Italiani, Filarmonia Veneta, Quatreto Maffei, Conjunto Muasagete, além de vários outros. Também como solista com orquestras – na Bulgária, Itália e Brasil – tocou quase todos os concertos para contrabaixo e orquestra: “Dittersdorf”, “Vanhal”, “Dragonetti”, “Koussevitzky”, “Bottesini n°1 em Fá # menor” e “n°2 in B minor”, “Passione Amorosa”, e “Grande Duo Concertante”.

A contrabaixista publicou recentemente o livro “O Concerto para Contrabaixo e Orquestra”, lançado em 2011. Desde 2012, Daniela Georgieva é professora de contrabaixo no Conservatorio del Trento, na Italia, e, nos dois últimos anos, atua como primeiro-baixo da Orquestra Sinfônica de Sarajevo, na Sérvia, dando concertos nos Estados Unidos e Itália, com Riccardo Mutti.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

SERVIÇO:
Masterclass com Daniela Georgieva
Data: 06 de março de 2017, segunda-feira
Horário: 14h00
Local: Salão da Unidade 2 (rua São Bento, 808 – Tatuí
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário