terça-feira, 10 de janeiro de 2017

20º PercPan tem noite de espetáculo no Conservatório de Tatuí

Festival reúne atrações nacionais e internacionais dia 24 de janeiro, a partir das 20h, com entrada franca



O PercPan, maior festival brasileiro de música percussiva, se estende este ano para São Paulo, em Tatuí, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o Conservatório de Tatuí. O festival, criado pela socióloga Elisabeth Cayres e que já passou por Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e chegou a ter uma edição em Paris. Pela primeira vez, a iniciativa avança para o interior do estado de São Paulo, com atrações nacionais e internacional de forma a democratizar o acesso a cultura.

Com patrocínio da Oi, e do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC ICMS, o PercPan dá seguimento às inovações estruturais que marcaram sua última edição, ao reunir artistas e grupos com afinidades estilísticas que criam uma coesão sonora e conceitual.

No Conservatório de Tatuí, o festival será realizado no dia 24 de janeiro (terça-feira), a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira. Na ocasião, apresenta-se, diretamente da África, mais precisamente da República Democrática do Congo, o grupo Staff Benda Bilili, formado por ex-moradores de rua. Em comum a mobilidade reduzida, muitos são cadeirantes, e uma sonoridade contagiante que vem encantando o mundo em um exemplo de superação.

Nessa noite, o PercPan ainda traz para o público o projeto “Movimento Elefantes”, um coletivo que reúne nove big bands de São Paulo (Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio 2, Big Band da Santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape, Heart Breakers e Banda Jazzco) mostrando uma enorme e empolgante vitalidade da música instrumental brasileira, promovendo a fusão entre canção, música instrumental, jazz, baião, samba e maracatu.

Com a proposta de mostrar ao público brasileiro uma combinação do que há de mais relevante no mundo da percussão, o PercPan é hoje referência no gênero. Nos seus 20 anos de existência, o festival promoveu mais de seis mil horas corridas de música, produzidas por cerca de 300 atrações nacionais e internacionais, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Naná Vasconcellos, Arnaldo Antunes, Beirut, Sly and Robbie, Rita Marley, Savion Glover e Hypnotic Brass Ensemble. O PercPan é o primeiro festival do mundo dedicado exclusivamente à música percussiva. Em 1998, ganhou as páginas do New York Times, ampliando seu prestígio com edições itinerantes que o levaram a cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Paris.

SERVIÇO - 20º PERCPAN
Shows com República Democrática do Congo: Staff Benda Bilili e São Paulo, Brasil: Movimento Elefantes – Projeto Coisa Fina
Dia 24 de janeiro (terça-feira, a partir das 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415 – Tatuí
Informações: (15) 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário