quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Musical ‘Os Saltimbancos’ tem pré-estreia no Conservatório de Tatuí

Evento reúne Coro Infantil, Orquestra Infantojuvenil, atores e cenografia especiais, dia 11 de dezembro; entrada é franca



O Coro Infantil e a Orquestra Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí fazem no próximo dia 11 de dezembro (domingo), às 18h, a pré-estreia do musical “Os Saltimbancos”. O evento tem entrada franca e acontece no Auditório da Unidade II, que fica na rua São Bento, 808.

O musical, cuja estreia oficial acontecerá no próximo ano de 2017, reúne 33 músicos da Orquestra Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí – sob regência de Eduardo Augusto e Daniel Lazala. Do Coro Infantil, são 27 cantores, com acompanhamento de Pablo Felipe Correa Sales e regência de Míriam Cândido, que também assina a direção geral do musical.

Além dos músicos e cantores, o musical contará com participação dos atores Washington da Silva Domingues, Tamires Freire de Carvalho, Rodrigo Cotrim Pereira e Angela Huggler. A maquiagem é de Tatiane de Almeida Villega e a orientação cênica, de Marcelo Araújo Gasparini (professor da área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí). A cenografia e adereços são do artista Jaime Pinheiro. Os arranjos de Julio César Figueiredo foram adaptados especialmente para a ocasião por Guilherme Sparrapan.

O famoso musical “Os Saltimbancos” é composto por obras de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov com música de Chico Buarque. Trata-se de uma das mais expressivas obras de teatro musical dedicada ao público infantil no Brasil. “Os Saltimbancos” narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.
A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda em 1977 da peça teatral de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, como uma alegoria política, na qual o Burro representaria os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares e a gata, os artistas. O barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite, ou dos “detentores do meio de produção”.

As canções de “Os Saltimbancos”, como “Bicharia”, “História de uma gata”, “Minha canção” e “Todos juntos”, por exemplo, penetraram no imaginário de gerações de crianças (e adultos) e até hoje são lembradas em escolas e teatros, em diversas remontagens.

No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Musical Os Saltimbancos – Pré Estreia
Coro Infantil & Orquestra Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí
Eduardo Augusto e Daniel Lazala, regência; Míriam Cândido, direção geral
Quando: 11 de dezembro de 2016 – Domingo, 18h00
Local: Auditório da Unidade II – Rua São Bento, 808
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.brGrátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário