quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Tatuí, Itapetininga e Itapeva disputam seletiva do 8º Torneio Sesi de Robótica dia 24/11 em Avaré

Alunos colocarão à prova conhecimentos sobre construção e programação de robôs e apresentarão projetos para melhorar a interação entre os seres humanos e os animais.

São Paulo, 17/11/2016 – Em sua oitava temporada, o Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League (FLL), reunirá 972 estudantes do ensino fundamental da entidade em nove seletivas regionais, que serão realizadas em todo o estado. A sétima seletiva será realizada dia 24 de novembro, em Avaré, e terá a participação de equipes de Tatuí, Itapetininga e Itapeva.

Os melhores times de cada seletiva se classificarão para a Etapa Estadual do torneio, dias 6 e 7 de dezembro, no SESI de Presidente Epitácio. As equipes que obtiverem os primeiros lugares na competição estadual terão o direito de participar da Etapa Nacional, que será realizada em março de 2017, em Brasília. Depois, os melhores do país se credenciam para a disputa de torneios internacionais.

Muito mais que robôs – A cada temporada, além de construir e programar robôs, os alunos são desafiados a desenvolver um projeto de pesquisa que ofereça solução prática e inovadora para um problema do mundo real. Para os próximos torneios da FLL o tema será Aliados Animais, que incentivará os competidores a melhorar a forma como seres humanos e animais interagem um com o outro. Alguns exemplos de como isso já ocorre são os sistemas de proteção a animais ameaçados de extinção, as ordenhas automatizadas e a condução de pessoas cegas por meio de cães-guia.

Durante a competição, o momento mais animado é quando os robôs entram em ação. Conhecida como Desafio do Robô, essa etapa exige que os estudantes construam e programem um robô autônomo, capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

As equipes são compostas por seis alunos, um técnico e um mentor. A pontuação de cada time é baseada em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).

Incentivar a cultura científica – O Torneio SESI-SP de Robótica é voltado aos estudantes do Ensino Fundamental II da entidade e tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede escolar competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real.

Segundo o Superintendente do SESI-SP, Walter Vicioni Gonçalves, o objetivo do programa de robótica é estimular no aluno o interesse pelo estudo da Ciência e da Tecnologia e trabalhar o desenvolvimento de competências e habilidades. “A robótica é uma ferramenta pedagógica que ajuda a fixar os conceitos desenvolvidos em sala de aula e a formar cidadãos plenos, jovens que contribuirão para construir um Brasil diferente, um Brasil que dá certo”.

Na metodologia utilizada no SESI-SP as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. “Em nosso modelo educacional, o estudante é estimulado o tempo todo a pensar, pesquisar e fazer novas descobertas”, completa Vicioni.

Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.

Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários. Para saber mais sobre o 8º Torneio SESI-SP de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi.

Jornalistas: Rosângela Gallardo, Alex de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário