terça-feira, 15 de novembro de 2016

Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta Suíte ‘O Quebra-Nozes’

Concerto especial abre 56ª Semana da Música e marca formatura de Maíni Moreno, primeira a concluir o curso de harpa pela instituição


A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto especial de temporada no próximo dia 20 de novembro (domingo), às 11h00. A apresentação, sob regência de João Maurício Galindo, marca a abertura da 56ª Semana da Música – mais tradicional evento do Conservatório de Tatuí – e terá participação especial de Maíni Moreno, que apresenta-se em sua formatura no curso de harpa. Ela é a primeira a se formar no instrumento pelo Conservatório de Tatuí.

Para a apresentação, o maestro Galindo selecionou três peças importantes do repertório clássico. A abertura do concerto será com “O Moldava”, de Bedrich Smetana, da série “A Minha Vida”, peça mundialmente conhecida. Smetana é, juntamente com Ludwig van Beethoven e Fauré, um dos compositores que escreveram música em total surdez e é considerado o fundador da escola tcheca de composição.

A segunda peça do concerto será de C. Reinecke (Concerto para Harpa e Orquestra, opus 182, em três movimentos). A obra contará com solos da harpista Maíni Moreno, aluna que é a primeira a se formar no curso de harpa do Conservatório de Tatuí, sob orientação de Talita Martins e coordenação de Cristiane Bloes. Maíni foi a primeira aluna do curso de harpa, estabelecido oficialmente em agosto de 2006 sob orientação da professora russa Liuba Klevtsova.

O encerramento do concerto será com a famosa Suíte do Balé O Quebra-Nozes, de P. Y. Tchaikovsky, baseada em um primoroso conto de E.T. Hoffmann “O Quebra-Nozes de Nuremberg” (1816). A adaptação desse conto, feita por Alexandre Dumas, foi transformada em música por Tchaikovsky entre 1891 e 1892, com libreto de Marius Petipa. Consta de 12 quadros com música alegre e brilhante, e foi apresentada ao público pela primeira vez em 7 de março de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época de Natal. Foi o próprio compositor quem orquestrou a suíte e a regeu na estreia em São Petersburgo.

56ª Semana da Música – O concerto marca o encerramento de temporada da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, um dos mais importantes grupos da instituição. Além disso, abre oficialmente a 56ª Semana da Música, o mais tradicional evento da instituição. Em 2016, a Semana da Música segue até o dia 27 de novembro, com oito concertos especiais. Em todos eles, alunos da instituição são destacados como solistas.
A Semana da Música foi criada no ano de 1960, pela professora Yolanda Rigonelli (que também foi diretora da instituição) e, desde então, vem sendo realizada consecutivamente todos os anos. O evento é realizado sempre no mês de novembro, tendo ao menos um evento no dia 22 – Dia do Músico e Dia da Padroeira dos Músicos (Santa Cecília). Histórica no município, a Semana da Música foi criada para que os alunos possam mostrar o resultado de seus estudos. Durante a Semana da Música, também são recebidos convidados especiais.
Ainda no domingo, às 20h, apresenta-se a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que recebe como solistas alunos selecionados em concurso interno, sob regência de Dario Sotelo.
Na terça-feira, dia 22, às 20h, Dia Nacional da Música, o destaque é a Big Band do Conservatório de Tatuí, que recebe alunos como solistas sob coordenação de Celso Veagnoli.
Na quarta-feira, 23, às 20h, apresenta-se a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenada por Edson Lopes.
Na quinta-feira, 24, às 20h, os alunos vencedores do XI Concurso Interno de Piano, coordenados por Cristiane Bloes, realizam apresentação especial.
Na sexta-feira, 25, às 20h, o destaque é o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, coordenado por Alexandre Bauab Junior.
No domingo, 27, dois eventos encerram a Semana da Música: às 14h, apresenta-se a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Rodrigo Ursaia; e, às 20h, é a vez dos alunos vencedores do Prêmio Incentivo à Música de Câmara, coordenados por Míriam Braga.

Maíni Moreno – Iniciou seus estudos com harpa aos 7 anos, no Conservatório de Tatuí tendo aulas ministradas pela harpista Liuba Klevtsova. Com apenas seis meses de estudos subiu ao palco como solista frente à Orquestra “José dos Santos” do Conservatório de Tatuí, sob regência de Vinícius Trisólio. Teve aulas também com Suélem Sampaio, Soledad Yaya e Talita Martins.
Além de harpa, cursou também piano clássico durante três anos, com os professores Juliano Kerber, Déborah Melissa e Marina de Campos. Integrou importante duo com o flautista Marcelo Alvez (Argentina). Participou de diversos festivais como V e VI Curso de Férias de Tatuí, tendo aulas com Liuba Klevtsova (Rússia) e Talita Martins; VI Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), tendo aulas com Silke Aichhorn (Alemanha) e Rita Costanzi (USA).
No ano de 2012 obteve o primeiro lugar no I Concurso de Harpa do Conservatório de Tatuí e o prêmio de melhor obra de livre escolha no VII Concurso Interno de Piano Solo.
Participou de masterclasses com Sasha Boldachev (Rússia), Josh Layne (Canadá), Liuba Klevtsova (Rússia) e Maria Luísa Rayan (Argentina). Teve aulas com Suelem Sampaio no XV Festival de Música das Montanhas, e Vanja Ferreira no VIII Curso de Férias de Tatuí. No ano de 2015 participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão sob orientação de Liuba Klevtsova, Paola Baron (Itália) e Cristina Braga (Brasil). Em 2016 foi aluna bolsista no Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas, tendo aulas com Gisele Boeters. Participou de grupos pedagógicos jovens e profissionais da instituição, sendo eles a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí sob regência de Juliano Arruda; Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de João Maurício Galindo; e a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Dario Sotelo.
Atualmente é aluna de Talita Martins, bolsista na Banda Sinfônica, além de harpista convidada na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
56ª Semana da Música
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regência
Maíni Moreno, harpa
Quando: 20 de novembro, domingo, 11h00
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.brIngressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário