quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Grupo de Choro Jovem apresenta ‘Pixinguinha para Orquestra’ na terça-feira, dia 8

Apresentação reúne instrumentistas de quatro países; concerto gratuito.


O Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo “Pixinguinha para Orquestra”. O concerto especial será na terça-feira, dia 8 de novembro, a partir das 19h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415), sob coordenação do professor Altino Toledo.

Para este concerto, o Grupo de Choro Jovem contará com 27 integrantes. “Será uma formação especial que apresentará arranjos de Pixinguinha para orquestras”, antecipa Altino Toledo.

O repertório, todo arranjado por Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha), traz obras de Mario Alvares da Conceição (Hilda), Anacleto de Medeiros (Implorando), Pixinguinha (Quem é você?), Irineu de Almeida (Jacy), J. G. Flores Horta (Capenga não forma), Chiquinha Gonzaga (Gaúcho), Adalberto Azevedo (Carnaval duvidoso), Pixinguinha e Daniel Santos (Paciente).

Além do repertório, outra curiosidade do grupo é a nacionalidade de seus integrantes. Eles vêm do Brasil, China, Japão e Peru. No último ano, o curso de choro do Conservatório de Tatuí, o primeiro a ser estruturado no Brasil, passou a receber alta procura de instrumentistas estrangeiros. Em geral, são músicos já formados em seus países de origem que buscam o curso para uma especialização em choro, o mais brasileiro dos gêneros. “Hoje, a totalidade dos bolsistas do Grupo de Choro é estrangeira. E, no Grupo Jovem, são 17 estrangeiros, de 27 integrantes”, comenta o coordenador da área, Alexandre Bauab Junior.

O concerto terá participação de Adriano Diamarante, Nicolas Noya, Ribeka Suzuki e Frederico Mosca (percussão), Aika Shimada e Patricio Huertas (sax alto), Alfredo Acosta (tuba), Cesar de Sales (flauta), Daniel dos Santos, Leonardo Pedroso e Lucas Santana (trompete), DhyDhy Romero e Thiago Espero (sax tenor), Fabio Ruiz (contrabaixo acústico), Guilherme Souza e Tatsuro Murakami (violão 7 cordas), Jesiel da Rocha, Lucas Bellone e Jhonatan Henrique (bombardino), Juan Enrique, Vinnie Sanches e Tamara Nascimento (clarinete), Kathlin Iasmin e Vagner Luis (trombone),

Marina Pereira (cavaquinho), Paulo Vitor (flauta/flautim) e Yoonkyeong Choi (piano).

A apresentação integra a IV Semana de Prática de Conjunto, que tem início no dia 8 e segue até 13 de novembro. É o evento no qual todos os grupos formados exclusivamente por alunos apresentam-se sob forma de avaliação pública. No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí recebe apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí - Grátis!
Altino Toledo, coordenação
Quando: 8 de novembro de 2016 – Terça-feira – 19h00
Local: Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário