sábado, 19 de novembro de 2016

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí apresenta-se na sexta-feira, 25

Concerto será no teatro Procópio Ferreira, a partir das 20h, como parte da 56ª Semana da Música



O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí apresenta-se no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415) na próxima sexta-feira, dia 25, às 20h. Sob coordenação de Alexandre Bauab Junior, o grupo faz apresentação como parte integrante da 56ª Semana da Música, o mais longevo evento da instituição.

Para o concerto, foram selecionadas obras importantes na história do choro. Serão apresentadas Papo de Anjo (de Avena de Castro), Norival aos Sessenta e Itapagipe (Luperce Miranda), Perigoso e Escorregando (Ernesto Nazareth), Feira de Mangaio (Sivuca), Entre Amigos (Raul Silva), Dança do Urso (Candinho do Trombone), Choro Cubano (Mauricio Carrilho), Ali-Baba (Henrique A. de Mesquita) e A Ginga do Mané (de Jacob do Bandolim).

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com notável capacidade de improvisação, os músicos da instituição destacam-se pela grande versatilidade e vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do gênero. O grupo já se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa “Brasil Instrumental” da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa “Jazz & Companhia”) , Memorial da América Latina e Sala São Paulo.

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é resultado do ineditismo da instituição, pois foi a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o “Choro” como curso regular. Essa iniciativa busca resgatar o gênero, bem como as tradições e os melhores compositores do nosso país. Fundado em 1993, além de apresentações públicas, o grupo atua na formação de novos músicos e novos públicos.

Coordenado pelo violonista Alexandre Bauab, o Grupo de Choro gravou seu primeiro CD em 1999. O grupo tem, ainda, participações nos CDs “Horn Brasil” (do trompista Adalto Soares); “Soleil” (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão); e participou da trilha do longa-metragem “Divino”, sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

56ª Semana da Música – A Semana da Música foi criada no ano de 1960, pela professora Yolanda Rigonelli (que também foi diretora da instituição) e, desde então, vem sendo realizada consecutivamente todos os anos. O evento é realizado sempre no mês de novembro, tendo ao menos um evento no dia 22 – Dia do Músico e Dia da Padroeira dos Músicos (Santa Cecília). Histórica no município, a Semana da Música foi criada para que os alunos possam mostrar o resultado de seus estudos. Durante a Semana da Música, também são recebidos convidados especiais.

Com início neste domingo, 20, a série de apresentações encerra-se no domingo, 27, quando dois eventos encerram a Semana da Música: às 14h, apresenta-se a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Rodrigo Ursaia; e, às 20h, é a vez dos alunos vencedores do Prêmio Incentivo à Música de Câmara, coordenados por Míriam Braga.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
56ª Semana da Música
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Junior, coordenação
Quando: 25 de novembro, sexta-feira, 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Informações: (15) 3205-8444 ou www.conservatoriodetatui.org.brIngressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário