domingo, 20 de novembro de 2016

Conheça caminhos para armazenar safra

Tem agricultor que prefere guardar os grãos na própria fazenda. Armazéns públicos são uma opção

Nosso CampoTV TEM

Valor para usar a estrutura gira em torno de R$ 5 por tonelada
(Foto: Reprodução/TV TEM)
Quem pensa que a preocupação do agricultor acaba na hora da colheita, está enganado. A tranquilidade só vem depois que a safra é armazenada e vendida.

O Nosso Campo foi conhecer um dos maiores armazéns do Estado que fica em Tatuí. O silo pertence à Ceagesp, a Companhia de Entrepostos e Armazéns do Estado de São Paulo e guarda mais de 100 mil toneladas. Até no subsolo tem túnel pra soja, milho e trigo.

O chefe regional da Ceagesp de Tatuí, Roberto Nakashima, explica que o trigo passa por um processo de secagem e limpeza para ficar no padrão de venda. Segundo ele, o contato direto com os moinhos facilita a comercialização.

Ana Cláudia Sallum Fabbro é produtora de trigo e não tem silos na fazenda. Prefere a estrutura e o sistema do armazenamento dos silos da Ceagesp. Robson de Oliveira também planta trigo. Ele conta com silo e secadora na propriedade e, mesmo assim, usa a estrutura da Ceagesp devido à facilidade de classificação.

O valor para usar a estrutura gira em torno de R$ 5 por tonelada. Mas há também agricultores que preferem seguir um caminho diferente e armazenam os grãos na própria fazenda. É o caso de Hiroyuki Oi. Ele diz que o gasto com o frete acaba sendo menor e outra vantagem é a agilidade.

O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário