quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Tatuiense é premiado por sociedade internacional de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais

O tatuiense Adriano Costa de Camargo (foto) teve sua trajetória acadêmica considerada de excelência pela Sociedade Internacional de Nutracêuticos e Alimentos Funcionais. Ele recebeu a premiação no último dia 11, em Orlando, Flórida, durante conferência anual da entidade. Esta é a primeira vez que um pesquisador da América Latina é agraciado pela sociedade.

Aluno de escola pública desde o início da vida escolar, Adriano é cientista de alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), em Piracicaba. Ele defende o doutorado pela mesma universidade ainda neste mês. Em Tatuí, estudou na Escola Estadual Chico Pereira, no ensino médio, Escola Municipal João Florêncio, Etec Sales Gomes, Escola Estadual Altina Maynardes Araújo e Escola Municipal Maria da Conceição Oliveira Marcondes, todas no ensino fundamental.

Adriano fez o mestrado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). Realizou três estágios de doutorado sanduíche na Memorial University of Newfoundland, em St. John’s, Canadá, orientado pelo doutor Fereidoon Shahidi, por meio de bolsas do Ciência Sem Fronteiras e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foi bolsista, durante o mestrado, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O pesquisador atribui a conquista ao esforço coletivo. “Muito se fala dos problemas da escola pública, mas sou da opinião que a educação elimina barreiras e fronteiras quando há o empenho dos professores, pais e também do aluno. Nestes anos eu tive o incentivo irrestrito de órgãos públicos que financiaram as minhas bolsas de mestrado e doutorado. Também sou grato a todos os membros do meu departamento da Esalq e da Memorial University of Newfoundland, além de todos os meus professores de Tatuí”, declara.

Orientadora de Adriano no doutorado, Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce diz ser sempre importante que a pesquisa brasileira avance no contexto internacional. “O Adriano se destaca pelo brilho nos olhos, que somente aqueles que amam o que fazem têm o privilégio em exibir. Isso vai além da formação, é algo intrínseco”, diz Marisa, professora doutora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da USP/Esalq. “O prêmio tem importância institucional e pessoal, pois reconhece dentro de um contexto de excelência, por meio do aluno, a USP/Esalq”, completa.

Nos últimos seis anos, Adriano tem concentrado sua pesquisa nas áreas de segurança alimentar, conservação de alimentos, desenvolvimento de produtos e antioxidantes, além da identificação de compostos naturais com potencial para a prevenção do diabetes, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares. Publicou 19 artigos em revistas científicas de alto fator de impacto na comunidade internacional e quatro capítulos de livro. Os resultados alcançados são referência principalmente na China, Coreia, Japão, Itália, Estados Unidos, Brasil e Canadá.

A International Society for Nutraceuticals and Functional Foods (ISNFF), entidade que concedeu o prêmio a Adriano, criou a honraria em 2009, concedendo-a anualmente a pesquisadores em função dos resultados dos trabalhos e da trajetória acadêmica. O prêmio tem o nome de Fereidoon Shahidi Fellowship Award, em referência ao pesquisador que é listado entre os 10 mais influentes do mundo na área de ciências agrárias.

A conferência da ISNFF aconteceu entre 9 e 12 de outubro, com a participação de especialistas mundialmente reconhecidos na área de nutracêuticos e alimentos funcionais, provenientes de 30 países. O encontro anual visou estreitar os laços entre academia, indústria e organizações governamentais, empresas multinacionais, fornecedores, prestadores de serviços e editores. A Sociedade publica a Journal of Functional Foods, uma das mais importantes revistas científicas da área de alimentos, química e ciências médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário