terça-feira, 4 de outubro de 2016

Tatuí investe na despoluição de seu rio

Do Diário de Sorocaba

As iniciativas realizadas pela Sabesp (Companhia Estadual de Saneamento Básico) nos últimos anos já tem resultado em melhorias das águas dos ribeirões e rio que cortam a cidade de Tatuí. Atualmente, o Município tem 100% dos imóveis abastecidos, 100% dos esgotos coletados e destes, 84,6% tratados. Agora, a estatal tem executado obras que buscam universalizar o saneamento.

Na sede do Município, a Sabesp realiza obras do sistema de esgotamento sanitário, compreendendo a implantação de 12.260,65 metros de redes de esgotos, linha de recalque e coletores tronco Ponte Preta, Caaguaçu e Bassi, além da construção de unidade de bombeamento. Com mais de 60% das obras executadas, o coletor Ponte Preta atenderá diretamente a Vila Esperança e deverá ser concluído após as desapropriações de áreas. Já para o término do coletor Bassi, resta somente a execução da travessia sob via férrea da ALL (América Latina Logística), em processo de aprovação junto à concessionária. 

Com previsão de término para o segundo semestre de 2017, esse empreendimento possibilitará, assim, um significativo avanço nas condições ambientais do município de Tatuí, por meio da despoluição dos ribeirões Caaguaçu e Ponte Preta, assim como do rio que corta a cidade, além de indiretamente o rio Sorocaba – afluente do rio Tietê.

Numa primeira etapa, o projeto incluiu ainda a execução de 2.116,80 metros de redes de esgotos, entre emissários e linha de recalque, além da instalação de uma unidade de bombeamento, para atendimento a cerca de 35 mil habitantes do Bairro Santa Rita. Essa obra foi concluída em novembro de 2013 e já possibilitou melhoria significativa na qualidade da água do córrego Lavapés, que teve promovida a qualidade de sua água de nível 4 para 3, de acordo com os termos da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiental). "São investimentos como esse, realizados pela Sabesp, que cumprem o compromisso do Governo do Estado de universalizar os serviços de saneamento e proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Tatuí, ao ser contemplado com esse benefício, estará entre o grupo de municípios brasileiros que, operado por empresas estaduais de saneamento, assegura o progresso e desenvolvimento de toda sua gente", destaca o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tápia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário