terça-feira, 16 de agosto de 2016

Seminário de Regência recebe mais de 200 maestros, de 12 estados brasileiros

Evento será realizado de 22 a 25 de agosto; músicos participam de oficinas e concertos

O Conservatório de Tatuí recebe 220 maestros, de 12 estados brasileiros e do Peru neste mês de agosto. Os músicos vão a Tatuí (SP) para participar do Coreto Paulista – 4º Seminário de Regência. O evento oferece oficinas técnicas a maestros e músicos, e concertos gratuitos a qualquer interessado a partir de segunda-feira, 22, nas dependências da instituição, à rua São Bento, 415.

Ao todo, serão 29 atividades entre palestras, debates, encontros, ensaios abertos e concertos. Além da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, grupo residente do evento, haverá participação especial da Banda Sinfônica da Escola Municipal de Música de São Paulo e dos regentes selecionados.

Os 220 maestros inscritos vêm do Peru e Brasil, sendo Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e de 64 cidades do Estado de São Paulo.

O Seminário de Regência tem por objetivos a renovação de conhecimento musical, de técnica de regência e de ensaio, além da divulgação de repertório mundial para sopros sinfônicos e conscientização sobre a necessidade de intercâmbios entre instituições. Para tanto, serão oferecidas, sob coordenação do maestro Dario Sotelo, aulas de prática de regência, ensaios abertos e concertos.

As atividades de prática de regência serão coordenadas pelo maestro Dario Sotelo (regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, professor de regência de Banda do Conservatório de Tatuí, regente da Orquestra de Sopros da EMMSP e rresidente eleito da WASBE) e pelo maestro Matthew George (professor-doutor em Regência, chefe de Departamento de Música da Universidade de Saint Thomas em Minneapolis).

Após processo de inscrição e de rigorosa seleção, também atuarão como regentes ativos (ou seja, regendo concertos oficiais), os maestros Aldi de Souza, Alexandre Conceição Pinto, Cristiano Felício Carvalho, Douglas Correa Lopes, Edmilson Baía, Eduardo Lucas da Silva, Franklin Timoteo Ramos, Henrique Campos Machado, Hezir Pereira da Silva, Israel Cardoso, Jonatas dos Santos Ribeiro, José Carlos Milanes, Josué Guimarães, Juliana Marques Barreto, Lenon Raul Tagilaro, Leonardo Gomes de Faria, Luis Fernando Paina, Marco Antônio Almeida Junior, Maurício Perina, Meire Ellen Duarte de Araújo, Miriam Cavacchini de Castro, Nicholas Carrer Ferrero, Rafael de Carvalho Lago Tessarotto, Rafael Gomes Guimarães, Rafael Pereira Rodrigues, Renato dos Santos Ernesto, Ricardo Abdala Barros, Silvio Luis de Oliveira, Thiago Ribeiro de Melo e Wilson Domingos Dias.

Programação – O 4º Seminário de Regência tem início às 9h e às 10h50 da segunda-feira, dia 22 de agosto, com ensaios abertos da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Matthew George e Dario Sotelo. Às 14h, ocorre palestra sobre “Comunicação Gestual”, ilustrada com conjunto de alunos e regentes. Às 16h, haverá nova palestra: “Trabalhando com o Ritmo”, e, às 17h, encontro de regentes de diversos segmentos de música para sopros. Uma conversa com a plateia, às 19h30, antecede o concerto de abertura da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, agendado para as 20h.

No concerto de abertura, a Banda Sinfônica apresenta obras de Boris Pigovat (Lights from the Yellow Star: Music of Sorrow and Love – Luzes da Estrela Amarela: Música de Sofrimento e Amor); Martin Ellerby (Cinnamon Concerto for Saxophone, com solos de Rafael Migliani); e David Gillingham (Apocalyptic Dreams – Sinfonia no. 1).

Na terça-feira, dia 23, às 9h e às 10h50, haverá ensaio aberto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com atuação dos regentes selecionados. Às 14h, ocorre aula técnica sobre escalas e corais. Às 15h20, haverá ensaio aberto, com atuação de regentes selecionados e participação especial da Orquestra de Sopros e Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo. Às 17h, é a vez do encontro de regentes e, às 18h30, conversa com a plateia. No dia 23, serão dois concertos gratuitos: Às 19h00, da Orquestra de Sopros e Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo e às 20h30, da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, ambos com atuação de regentes selecionados.

Às 19h, a Orquestra de Sopros e Percussão da Escola Municipal de Música de São Paulo apresenta obras de C. Wittrock (Abertura “Lord Tullamore”), J. Curnow (Canticle of the Creatures), R. Korsakav (Concertino para Trombone e Banda, com solos de Fernando Ferreira) e H. Nogueira (Cinco Miniaturas Brasileiras). A Banda Sinfônica da EMMSP nasceu com o intuito de disponibilizar aos alunos da área as experiências valiosas e necessárias da prática de conjunto. Todo um rico e importante repertório passa a ficar ao alcance dos estudantes de sopros, dotando-os de uma paleta variada de vivências específicas da performance em grupo. O potencial para o crescimento artístico e pedagógico é imenso e os resultados já podem sem colhidos, em grande parte devido à dedicada e generosa atuação de Dario Sotelo, regente do conjunto.

Já o concerto das 20h30, pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, trará obras de Thomas Doss (Magic Overture), Carl Wittrock (Spanish Dance for English Horn and Band Corninglês, com solos de Valquíria Porciúncula), Yosuke Fukuda (Symphonic Dances), Robert Jager (Variations on a Theme of Robert Schumann) e Luis Soto Márques (Jaibamá).

Na quarta-feira, 24, às 9h e às 10h50, ocorrem ensaios abertos. Às 14h e às 15h40, os maestros Matthew George e Dario Sotelo ministram palestras sobre “Trabalho de Preparação de Partituras”. A seguir, às 17h, ocorre encontro de regentes. A conversa com a plateia às 19h30 antecede o concerto agendado para as 20h, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e regentes selecionados. Nesse concerto, o grupo apresenta obras de Philip Sparke (A Pittsburg Overture), Jess Turner (Concertino Caboclo para Flauta, Piccolo e Banda, com solos de Ariane Roseiro), Alfred Reed (Música para Hamlet) e Paul Hart (Cartoon).

Na sexta-feira, 25, último dia do evento, às 9h e às 10h50, ocorrem os ensaios abertos. Às 14h, haverá palestra sobre Comunicação Gestual, com ilustração de conjunto de alunos e regentes. Às 16h, o maestro Matthew George ministra a palestra “Construindo uma Melodia”. Às 17h, haverá encontro de regentes, seguido de conversa com a plateia (19h30) e concerto especial de encerramento com regentes selecionados (20h). O do último concerto do evento, apresentado pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, é formado por peças de Gordon Jacob (Celebration Overture), Vaughan Williams (Concerto for Tuba, com solo de Luciano Vaz), Frank Ticheli (Postcard) e Jose Blesa (Mare Tenebrosum).

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Coreto Paulista – 4º Seminário de Regência - Aulas Técnicas, Palestras, Ensaios e Concertos
22 a 25 de agosto de 2016 - Grátis! – para concertos
Local: Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415
Informações: conservatoriodetatui.org.br/seminarioderegencia
Mais informações: eventos@conservatoriodetatui.org.br ou 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário