quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Coro do Conservatório de Tatuí apresenta ‘Magnificat’, em setembro

Concerto em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem será realizado no teatro Procópio Ferreira


O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí apresenta o musical “Magnificat” neste mês de setembro. O concerto, em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, será realizado na quarta-feira, 28 de setembro, às 20h, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415).

O repertório escolhido especialmente para a noite traz uma das principais obras vocais de Johann Sebastian Bach – “Magnificat em ré maior”, BWV 243. Ela foi composta para orquestra, um coro de cinco partes e solistas. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista Lucas.

Bach compôs durante seis semanas (de 15 de novembro a 24 de dezembro) uma versão inicial em mi bemol maior em 1723, para as Vésperas do Natal em Leipzig, que continham diversos textos natalinos. Ao longo dos anos ele removeu os textos especificamente relacionados ao Natal, para torná-la uma obra mais apropriada a performances o ano todo, bem como a transpôs para o tom de ré maior, o que deu à obra, especialmente aos trompetes, uma melhor sonoridade. A nova versão, que é a costuma ser executada normalmente, teve sua estreia na Igreja de São Tomás de Leipzig, em 2 de julho de 1733, quarto domingo após o Domingo da Trindade, então o feriado da visitação (posteriormente foi movido para o fim de maio).

A obra se divide em 12 partes, que podem ser agrupadas em três movimentos; cada um começa com uma ária e é concluído pelo coro que desenvolve um tema em forma de fuga.

Sob regência de Robson Gonçalves, o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí apresenta-se com Elidamaris Cortez ao órgão, e com solos de Luciane Barros e Ana Laura Theotônio de Almeida (sopranos); Luíza Girnos de Figueiredo (contralto); Felipe da Costa Pereira (tenor) e Sandro Pires (baixo).

A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, formada por alunos das áreas de cordas sinfônicas, percussão sinfônica, sopros-metais e madeiras, tem regência de Juliano de Arruda Campos.

Mais apresentações – Além da apresentação no teatro Procópio Ferreira, o Coro Sinfônico reapresenta o mesmo repertório sacro em duas igrejas locais, em outubro: dia 9, na Igreja São Judas Tadeu e dia 16, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Ambas as apresentações serão às 20h.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Coro Sinfônico convida Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Robson Gonçalves e Juliano de Arruda Campos, regência
Quando: 28 de setembro, quarta-feira, 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada) à venda de terça a sexta, das 14h às 17h30 e das 19h às 21h; ou uma hora antes do evento
Informações: 15 32058444 ou conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário