terça-feira, 5 de julho de 2016

Tatuí inaugura Viveiro Municipal de Mudas Florestais

Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Espaço terá capacidade de produzir 50 mil unidades por ano que serão usadas para reposição e arborização urbana

Tatuí acaba de inaugurar o Viveiro Municipal de Mudas Florestais. A novidade será responsável pela produção de mais de 50 mil mudas por ano, de dezenas de espécies diferentes. O viveiro foi construído na sede da própria Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, espaço conhecido popularmente como Mangueirão. 

O viveiro possibilitará a execução de diversos projetos de restauração ambiental (revegetação) de nascentes, áreas de preservação permanente (APP), matas ciliares e outras áreas degradadas, assim como, para implantação de projetos de arborização urbana do município. As mudas ali produzidas também serão distribuídas para a população, de maneira gratuita. 

De acordo com a engenheira ambiental Daiane Bueno, a produção é feita utilizando tubetes, que são consideravelmente mais econômicos, pois ocupa menor espaço e facilita o manejo das plantas. “São duas áreas sombreadas de 200 metros cada uma, sendo uma para germinação e produção com sistema de irrigação automatizado e outra para desenvolvimento das mudas e ainda uma área de 300 metros quadrados para rustificação, desenvolvimento e recebimento de doações de mudas provenientes de compensações ambientais de autorização de supressão de árvores isoladas”, completou. 

Além disso, existe um espaço de apoio para armazenamento de materiais e para desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O viveiro também dispõe de equipamentos para realização de plantios de mudas na cidade, entre eles três perfuradores de solo.

O diretor do Departamento do Meio Ambiente, Eduardo Rodrigues, destacou que a implantação do viveiro é uma parceria entre o Departamento, empresas e empreendedores da cidade. Entre as parceiras estão a Ellenco, Gallo Empreendimentos Imobiliários, Rodovias Colinas S/A, Corradi Empreendimentos e Roberto Batista Lorenzetti. “Elas possuem o termos de Compromisso Ambiental. Toda vez que a empresa faz alguma intervenção em vegetação nativa ou Área de Preservação Permanente (APP), devidamente autorizadas pelo setor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, é necessário promover a compensação desses impacto", informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário