terça-feira, 5 de julho de 2016

Tatuí ganha rede de nefrologia

Ambulatório com tratamento multidisciplinar preventivo passa a funcionar no CEMEM

Tatuí acaba de ganhar mais um serviço especializado no atendimento à saúde. Trata-se da Rede de Nefrologia, que foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira, 28, no novo prédio do CEMEM (Centro Municipal de Especialidades Médicas), que passa a contar com atendimento diferenciado para cuidados especiais para pacientes renais crônicos com o objetivo realizar o diagnóstico precoce e início imediato de todo tratamento.

Esse é um serviço preventivo, já que a maioria dos pacientes quando iniciam o tratamento já estão em fase avançada e na maioria das vezes a única solução é a hemodiálise.

De acordo com a coordenadora de atenção básica da rede municipal de saúde, Tirsa Luiza Martins, as doenças renais crônicas são responsáveis por 60% das causas de mortes em todo o mundo. “Os cuidados especiais para doenças renais crônicas estão a cada dia sendo mais necessários, pois se trata de um problema emergente. A população brasileira conta com sérios problemas de saúde relacionados à doença renal crônica. Na verdade é uma epidemia silenciosa e evolui em uma hora muito tardia. Esse serviço irá nos auxiliar nesse contexto”, explica

Pacientes com risco de evolução para um problema renal crônico serão encaminhados diretamente para um tratamento conservador da doença renal. Esse tratamento trabalha com medidas clínicas de todas as espécies, desde medicamentos, até mesmo alimentação o e estilo de vida. Buscando assim retardar a piora progressiva da função renal, reduzir os sintomas e prevenir complicações. “O tratamento conservador deve ser iniciado no momento em que a doença renal crônica é descoberta e mantido a longo prazo, sendo um impacto positivo para uma qualidade de vida e sobrevida desses pacientes, quanto mais precoce iniciar o tratamento conservador maiores serão as chances de conservar as funções dos rins por mais tempo”, complementa o secretário municipal de Saúde, Umberto Fanganiello Filho.

As medidas usadas nesse tratamento necessitam de uma avaliação criteriosa do nefrologista, direcionando quais serão as recomendações a cada tipo de paciente. Como medida fundamental está o controle adequado da pressão arterial, com restrição da ingestão de sódio, já os pacientes diabéticos devem manter os índices glicêmicos controlados, reduzindo o uso de carboidratos, a interrupção o uso do cigarro, incluindo o tratamento psicológico e medicamentoso, também é necessário já que o hábito de fumar prejudica os rins e o sistema cardio-circulatório; também há necessidade da redução dos níveis de colesterol, evitando frituras, molhos e carnes gordurosos. Outro alerta diz respeito ao uso indiscriminado de medicamentos.

Para paciente renal crônico não existe uma dieta única para todos os pacientes, pois cada caso é único e deve ser avaliado de forma individual. O nutricionista e o médico irão trabalhar em conjunto para elaborar a dieta mais adequada.

Todo esse acompanhamento será realizado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, assistente social, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de enfermagem e farmacêutico. Os nefrologistas responsáveis pela condução do projeto são os médicos Antônio Prestes de Pádua Miramontes e Alcyr Ferrari.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que essa é mais uma etapa na consolidação de um sistema completo e integrado, na rede pública para atender os doentes renais. “O município já iniciou o primeiro estágio de implantação do serviço de hemodiálise dentro da UTI da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí no ano de 2013. Agora estamos entregando esse verdadeiro ambulatório renal no CEMEM, o primeiro nesses moldes em toda região. Vamos atuar na prevenção para impedir que o paciente precise chegar à hemodiálise que é um tratamento sempre muito difícil do ponto de vista clínico e também psicológico. A próxima etapa será entregar o Centro de Hemodiálise que segue em construção no Jardim Tomaz Guedes”, argumentou.

Centro de Hemodiálise

A empresa responsável pela implantação do Centro de Hemodiálise em Tatuí é a Nefrotat Cuidados Renais, que já atua há mais de 18 anos em Lins. Desde o lançamento da pedra fundamental, em junho de 2015, diversas etapas já foram concluídas. A obra está sendo executada em duas fases. A de alvenaria já está em fase de acabamento. Já a implantação das estruturas metálicas pré-moldadas começa no mês de julho. A previsão de conclusão é para o final de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário