terça-feira, 5 de julho de 2016

Jardim Tóquio ganha posto de saúde com programa Saúde da Família

Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Unidade terá desfibrilador e eletrocardiograma. 

Cerca de 300 pessoas participaram da inauguração do Posto de Saúde do Jardim Tóquio. O evento aconteceu na sexta-feira, 1º. A unidade contará também com duas equipes do Programa Saúde da Família. 

O prédio foi totalmente adaptado e revitalizado para receber o novo equipamento. Ganhou uma nova distribuição de salas, além de novos pisos em cerâmica, reforma no telhado, colocação de forro, novas janelas e portas, pintura e reparos na parte elétrica e hidráulica. A estrutura recebeu também rampas e portas mais largas para oferecer acessibilidade aos pacientes. 

A unidade conta com 20 salas, entre recepção, sala de procedimentos, sala de pré-consulta, farmácia, consultórios, almoxarifado, sala de agentes de saúde, consultório odontológico, sala de vacina, copa, lavanderia, expurgo, sala de esterilização e banheiros. O investimento é de R$ 100 mil de recursos do próprio município. 

O posto de saúde, que fica na Rua Dona Marieta de Assunção, 130, foi entregue com novos equipamentos, incluindo também televisores e equipamentos médicos como desfibrilador, eletrocardiograma e inaladores. Nos próximos dias, a UBS do Tóquio ganhará ainda aparelhos de ar-condicionado. 

O secretário da Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta, enfatizou que a população local aguarda esse posto de saúde desde 2002. Ele ainda lembrou que a unidade é mais uma que está recebendo o Programa de Saúde da Família, que passou de apenas 2 equipes em 2012, para 12 atualmente. “Em menos de um mês, estamos implantando esse projeto no Rosa Garcia e também agora no Jardim Tóquio. O trabalho comunitário de saúde traz inúmeras melhorias nas condições gerais de saúde da população, pois os profissionais têm contato diário com as famílias atendidas, melhorando o acesso no segmento preventivo e diminuindo a procura direta nas unidades e também no Pronto Socorro”, explica. 

A equipe do Programa Saúde da Família é formada por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem além dos próprios agentes, e realiza visitas e acompanhamentos nas residências da área de cobertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário