terça-feira, 7 de junho de 2016

4ª edição da Virada Cultural da Juventude da Práxis acontece neste sábado, dia 11

Kelvin Joelmir de Morais

O maior evento em diversidade cultural da região está chegando em sua 4ª edição. A Virada Cultural da Juventude da Práxis é um evento organizado pelo grupo de movimento social 'Movimento Popular Práxis', apoiado pela prefeitura e demais patrocinadores. Esse modelo de festival se difundiu em São Paulo com a Virada Cultural, que busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar destes locais por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares.

Em 2012, o movimento executou o evento “Hip Hop Barão”, que eles consideram ser a origem da Virada Cultural em Tatuí. A intenção desses eventos é de combater a falta de espaços públicos adequados para as expressões culturais da juventude pertencente à periferia do município de Tatuí. Desde o primeiro evento, o fluxo é de mais de 2.500 pessoas.

A Virada Cultural da Juventude da Práxis é um projeto que cada vez mais vem se consolidando como referência de fomentador de diversidade de expressões culturais de Tatuí e região, visa prioritariamente a criação de um espaço democrático e plural que integre diversos tipos de públicos e artistas, e assim, desnudando as inúmeras faces da arte. O festival que tem seu berço em nossa querida Tatuí, cidade que pela lei estadual 12.544/07 é “Capital da Música do Estado de São Paulo” porque historicamente abriga entre suas fronteiras o famoso “Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos”, entretanto a falta de comprometimento das inúmeras gestões anteriores com a classe artística é discrepante, a arte popular surgiu na cidade em forma de contradição e conseguiu seu espaço de forma independente.

O projeto da Virada Cultural a cada edição apresenta um salto exponencial em qualidade e diversidade artística, estrutura, organização e número de público, e principalmente em fomentar o surgimento e a profissionalização de artistas da cidade e da região, criando uma rede de envolvimento entre as diversas expressões artísticas na região através de um circuito de apresentações de diversos gêneros artísticos, o projeto pretende também ser um marco na localidade, gerando visibilidade cultural de Tatuí e contribuindo para o seu crescimento social e econômico.

O Movimento Popular Práxis existe desde 2010 e trabalha com grêmios estudantis, ONGs, projetos sociais, núcleos feministas e afins.

O evento acontecerá no próximo sábado, 11 de junho, das 9 às 11 horas, na Concha Acústica de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário