quarta-feira, 4 de maio de 2016

Rua da Vila Santa Helena é liberada para tráfego após recuperação

Substituição e compactação de terra, reconstrução de calçadas e troca de asfalto foram realizados.


Na última sexta-feira, 29, foi concluída a obra de recuperação da Rua Afonso Arruda de Campos, na Vila Santa Helena. Um deslizamento de terra acabou abrindo um buraco e comprometendo a calçada e parte da via que ficou interrompida para tráfego de veículos desde a segunda quinzena de fevereiro. 

Os técnicos do setor de engenharia realizaram um estudo para identificar qual a melhor solução para a recuperação da encosta. Após essa análise preliminar, a própria equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura assumiu a realização da obra. Foi necessário realizar limpeza, substituição total da terra do barranco, além da compactação para garantir a estabilidade da via. A calçada foi totalmente reconstruída e o asfalto danificado foi substituído por pavimento novo.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Andreoli, o trecho íngreme e as condições geológicas da área fizeram com que o foco estrutural da obra fosse direcionado à compactação. “A obra foi realizada após um estudo amplo em todo o terreno. A terra que estava no local possuía muito entulho, foi isso que causou o desmoronamento da via, colocamos terra de boa qualidade para garantir a segurança e a durabilidade da obra”, explicou.

A expectativa inicial é de que a obra seria licitada. A opção pela terceirização, porém, sairia mais cara para o município. Pelos orçamentos preliminares, em torno de R$ 158 mil. Utilizando mão de obra e estrutura da própria Prefeitura, o custo caiu para pouco mais de R$ 20 mil. “Conseguimos uma economia significativa e ao mesmo tempo realizar uma obra de qualidade, dentro do prazo estabelecido. Mesmo, com as dificuldades orçamentárias e a queda brusca na arrecadação, estamos dando resposta rápida à nossa população”, finalizou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário