segunda-feira, 9 de maio de 2016

CAPS de Tatuí anuncia redução de 87% nas internações psiquiátricas

Unidade atende hoje 30 pacientes intensivos – Assistência ambulatorial chega a 350 pessoas

Governo Federal repassa R$ 60 mil mensalmente para a manutenção do projeto.


Mais qualidade de vida para os pacientes e redução de 87% nas internações. O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Tatuí, que completa na próxima terça-feira, 10 de maio, um ano de funcionamento, anuncia que o número de pacientes internados por abuso de substâncias psicoativas caiu drasticamente. Em 2014, a cidade tinha 67 pacientes em hospitais psiquiátricos, hoje esse número caiu para apenas 6. 

O CAPS é um espaço de referência e tratamento para pessoas com mais de 15 anos que sofrem com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas. Atualmente, 30 pessoas estão em tratamento intensivo diário, enquanto outros 350 recebem atendimentos ambulatoriais diversos.

De acordo com o Secretario da Saúde, Umberto Fanganiello Filho, os resultados positivos se devem, principalmente, ao atendimento humanizado que é oferecido à população. “O paciente recebe todo o suporte da equipe técnica, como medicamentos e terapias, num ambiente acolhedor, que é fundamental para a melhora nos quadros de saúde”, explica.

Além das consultas, os pacientes participam de diversas atividades, como oficinas de terapia ocupacional, aulas de educação física, grupo de festividades, grupo de mulheres, encontros familiares, oficinas para produção de jornal, teatro e culinária.

A equipe é composta por médico psiquiatra, assistente social, duas psicólogas, terapeuta ocupacional, três enfermeiras, 'oficineiros', educador físico e farmacêutico.

A estrutura física é invejável: uma chácara de 3 mil metros quadrados no bairro Nova Tatuí, com espaço para atividades físicas e ocupacionais, com horta, pomar e piscina, além dos consultórios. O endereço é Avenida Virgínio Montezzo Filho, 201. O funcionamento é de segunda a sexta das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4370.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que o município conseguiu ainda junto ao Governo Federal recursos de R$ 60 mil para implantação da unidade, mesmo valor repassado mensalmente para a manutenção do projeto. “Há um ano, dizíamos que o CAPS será uma revolução no conceito de saúde mental do nosso município. E estávamos certos. Hoje, Tatuí colhe os frutos de mais um projeto inovador e bem sucedido no setor de saúde”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário