quinta-feira, 14 de abril de 2016

TATUÍ TERÁ PEDIATRA CAPACITADO PELO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS

Jorge Sidney será o responsável por avaliar casos da doença em crianças no município


Tatuí conquistou um importante aliado na prevenção e detecção precoce do câncer na população infanto-juvenil. O município terá, a partir de agora, um representante capacitado pelo Hospital de Câncer de Barretos, que é referencia mundial no tratamento oncológico.

O pediatra e alergologista Jorge Sidney Rodrigues da Costa foi o médico escolhido pela Secretaria da Saúde para participar da capacitação “Sinais e sintomas de câncer infanto-juvenil”. O encontro acontece nos dias 15 e 16 de abril e vai reunir médicos de todo o Brasil.

Na programação, os profissionais serão orientados por médicos da instituição através de palestras. Entre os assuntos abordados estão a epidemiologia do câncer infanto-juvenil; indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce; aspectos importantes da cirurgia pediátrica, abordagem teórica e apresentação de casos de tumores ósseos, sarcomas partes moles, tumores abdominais, leucemias, linfoma Hodgkin, linfoma não Hodgkin e tumores cerebrais.

De acordo com o pediatra, o objetivo é criar mecanismos para o diagnóstico precoce e o envio das crianças do município com mais rapidez aos Centros Especializados. “O problema é que o câncer infanto-juvenil muitas vezes é confundindo com outras patologias, como verminoses e caxumbas, por exemplo. O encontro vai possibilitar, além do aperfeiçoamento do conhecimento, a criação canal de acesso direto com os médicos do hospital, fato que facilita o envio de exames e discussão de casos”, completou.

A capacitação visa trabalhar com pediatras selecionados nas cidades que realizaram a Caminhada “Passos que Salvam”. “O sucesso da primeira edição da caminhada em Tatuí foi fundamental para firmar essa parceria com o Hospital do Câncer de Barretos”, relata o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu

De acordo com a Secretaria da Saúde, atualmente 192 pessoas em Tatuí estão sendo tratadas de câncer. Desse total, 162 são adultas e vem sendo assistidas pelo Hospital do Câncer de Jaú enquanto as 30 crianças são acompanhadas no GEPACI de Sorocaba.

Estatísticas

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer “José Alencar Gomes da Silva” – Inca, no Brasil o câncer já representa a primeira causa de morte - 7% do total - por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano entre 2016 e 2017. 

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário