sexta-feira, 29 de abril de 2016

Tatuí inicia vacinação da H1N1 para grupo de risco neste sábado

Mais de 2 mil doses continuam disponíveis para a população em geral nos postos de saúde


Depois de antecipar as ações de combate à H1N1 disponibilizando 6 mil vacinas diretamente nas unidades básicas de saúde, a Secretaria de Saúde de Tatuí prepara para este sábado, dia 30 de abril, o início da vacinação regular contra a gripe. Um plantão especial será montado na Praça da Matriz, para um mutirão de imunização, das 9h às 13h. Ao todo, 100 profissionais estarão envolvidos na mobilização que também acontecerá em todos os postos de saúde, na zona urbana e rural, das 8h às 17h. 

A vacinação é gratuita e neste caso é destinada exclusivamente ao grupo de risco, considerado prioritário pelas autoridades sanitárias: os idosos, com idade acima dos 60 anos; gestantes e crianças, entre os seis meses até cinco anos; mulheres que deram a luz a menos de 45 dias, profissionais da área da saúde e doentes crônicos.

A vacina seguirá disponível em todas as unidades básicas de saúde, da zona urbana das 08h às 16h e nas unidades básicas de saúde dos bairros Enxovia e Mirandas, na zona rural, das 08h às 13h, até o dia 20 de maio. Para receber as doses será necessária a apresentação da carteira de vacinação e documento de identidade.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elis Diniz, a imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias. “Esse ano a doença chegou mais cedo em nosso país, e por isso é muito importante que as pessoas do grupo prioritário se imunizem já no inicio da campanha. Vale lembrar também que lavar as mãos frequentemente, colocar as mãos ao tossir ou espirrar, evitar ficar em locais com muitas pessoas, não compartilhar talheres, pratos e copos são alguma dicas para evitar a doença”, argumenta.

A meta da campanha é vacinar 80% da população alvo da campanha. “É importante que a população não deixe para os últimos dias da campanha para se imunizar já que a vacina tem uma janela imunológica de 15 dias”, explica o secretário municipal de Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta.

A gripe ou influenza é uma doença viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir ou espirrar. A doença pode causar complicações bacterianas que podem ser mortais em alguns casos.

Doses-extras / Ainda seguem disponíveis nos postos de saúde cerca de 2 mil doses-extras, que estavam disponíveis nos estoques do município. A imunização nesse caso é destinada à população em geral e não atende grupo de risco, mas que quer ficar livre da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário