quinta-feira, 7 de abril de 2016

Tatuí disponibiliza 6 mil doses de vacina contra a gripe nos postos de saúde

Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Unidades extras fazem parte do estoque – Quem se vacinou em 2015 continua imunizado

Diante do surto da gripe H1N1 que provocou 71 mortes em todo o país, das quais 55 em São Paulo, e já preocupa autoridades sanitárias de todo o estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí resolveu disponibilizar à população 6 mil doses da vacina que combate o vírus influenza. As unidades extras fazem parte do estoque do município e já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde a partir desta semana. 

A imunização é disponibilizada à população em geral e não atende grupo de risco, considerado prioritário, que é composto por idosos, com idade acima dos 60 anos, gestantes e crianças, entre os seis meses e cinco anos, mulheres que deram a luz a menos de 45 dias, profissionais da área da saúde e doentes crônicos. “Essas pessoas que já tomaram a vacina em 2015 não devem se imunizar novamente. Elas já estão protegidas pela cobertura vacinal e só deverão participar de nova campanha regular que deve acontecer entre abril e maio. Vale lembrar que a composição da vacina de 2016 é diferente da de 2015. Por isso, é importante que elas informem as enfermeiras para que não sejam imunizadas duas vezes e não tirem a oportunidade de uma outra pessoa ficar livre da doença”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elis Diniz.

O secretário municipal de Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta, explica que a vacina aplicada no ano passado é eficaz contra a gripe A e que na vacina de 2016 foram atualizadas cepas que agem contra o tipo A H3N2 e também contra a gripe comum. “É importante que toda população se conscientize também dos cuidados básicos de higiene, sempre lavando as mãos e se possível usando o álcool gel. São ações aparentemente simples, mas que ajudam a combater essa doença aparentemente corriqueira, mas que pode se complicar causando inclusive a morte”, comenta. 

Até o momento, Tatuí não registrou nenhum caso de H1N1. Há quatro suspeitos aguardando o resultado dos exames: duas crianças, de três meses e um ano, que deram entrada pela rede pública; e dois adultos, que deram entrada pela rede particular através de seus respectivos planos de saúde. Todos passam bem e já não apresentam sintomas da doença. Espera-se que o laudo seja divulgado ainda esta semana. Porém, está ocorrendo atraso, por parte do estado, devido à grande quantidade de exames que vem sendo realizados em virtude do surto da gripe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário