domingo, 3 de abril de 2016

Redemoinho de terra é registrado em área de construção em Tatuí

Redemoinho de terra foi registrado em Tatuí
(Foto: Arquivo pessoal/Daniel Almeida)
Imagem foi feita pelo pedreiro Daniel Almeida na tarde deste sábado (2).
Fenômeno ocorre quando há diferença de temperatura, diz meteorologista.


Do G1 Itapetininga e Região

Um redemoinho de terra foi registrado pelo pedreiro Daniel Almeida em uma área de construção residencial, na tarde deste sábado (2), no Jardim Santa Rita, em Tatuí. Um vídeo foi gravado por Daniel e enviado para produção da TV TEM. (Veja vídeo acima).

De acordo com Daniel, o fenômeno começou por volta das 15h45 e durou cerca de 40 segundos. “Estava trabalhando com o meu irmão na obra, quando, de repente, vimos o redemoinho. Eu acho que tinha bem mais que trinta metros e fiquei bastante impressionado, além de assustado. Teve um outro redemoinho que se formou antes, mas foi bem mais rápido e não consegui fazer o registro. Ai o segundo consegui filmar.”

Nas imagens é possível ver que o redemoinho levanta poeira, percorre alguns metros, passa entre postes, mas não causa danos. “Eu já vi outros redemoinhos aqui na cidade, mas pequenos. Agora, com essa altura, foi a primeira vez”, conta Daniel.

De acordo com o meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet), José Carlos Figueiredo, a formação de redemoinho é comum quando o tempo está muito quente e há diferença de temperatura no local. “A formação de um redemoinho acontece quando existe uma diferença de temperatura entre dois lugares, sendo um muito frio e o outro muito quente. Neste momento, o vento se intensifica e forma o redemoinho, que geralmente não dura nem um minuto”, afirma.

Ainda segundo Figueiredo, a diferença do redemoinho e tornado é que o tornado é ligado a uma nuvem, além de ser mais alto e mais forte. “Os redemoinhos não apresentam riscos e, geralmente, acontecem de forma bem rápida. Já os tornados são formados através de uma nuvem e chegam a ser bem altos e fortes”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário