quinta-feira, 14 de abril de 2016

Orquestra Sinfônica Jovem apresenta série ‘Professores Solistas’

Concerto será no teatro Procópio Ferreira no próximo dia 20, com solos do clarinetista Luciano Pereira



A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta na próxima quarta-feira, 20, seu primeiro concerto de temporada. Sob regência de Juliano de Arruda Campos, o concerto será a partir das 20h, dentro da I Semana de Prática de Conjunto, tendo como solista especialmente convidado o professor Luciano Pereira.

Na apresentação, a orquestra, que é formada por 47 estudantes da área de cordas sinfônicas, sopros-metais e madeiras e percussão, apresenta repertório variado. Estão no repertório obras de W. A. Mozart e G. Bizet. De Mozart, serão apresentadas a abertura da “Flauta Magica” e o Concerto para Clarinete, em três movimentos, com solos de Luciano Pereira. De Bizet, a obra escolhida é a Lárlesienne Suite n. 2.

O concerto integra a série “Professores Solistas”, organizada pela orquestra, na qual, a cada apresentação, um professor da instituição é convidado para solar à frente do grupo. O solista desta vez é o clarinetista Luciano Pereira, que iniciou seus estudos musicais em Capivari/SP, sua cidade natal. É formado pelo Conservatório de Tatuí e diplomado pelo Instituto de Artes da UNESP. Dentre seus mestres estão Ely Jacob Hessel, Joel Barbosa, Sérgio Burgani, Luis Antonio Montanha e Walter Boeykens (Bélgica). Como camerista, obteve Menção Honrosa no II Concurso Internacional Honorina Barra (Curitiba/PR) na categoria música de câmara. Fez especialização, entre 2003 e 2006, na ECA-USP, em clarinetes históricos, desenvolvendo intenso trabalho de pesquisa e performance em instrumentos de época, sob a orientação da Prof.ª Mônica Lucas. Desde 2004 integra o Sexteto Harmoniemusik, único grupo no Brasil especializado na harmoniemusik, denominação pela qual era conhecida a música para sopros do século XVIII. Participa frequentemente de concertos e gravações de CDs com diversos grupos especializados na performance histórica, além do Sexteto Harmoniemusik, também a Orquestra do Festival de Juiz de Fora/MG, o grupo Americantiga, a Orquestra da Companhia de Ópera Juventus Lyrica (Buenos Aires/Argentina). A convite de FUNARTE/MinC atuou como professor de clarinete nos Painéis Funarte de Bandas de Música, nas cidades de Porto Velho/RO e Goiânia/GO e Bananeiras/PB. É Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, sob a orientação da Prof.ª Helena Jank. Sua dissertação versa sobre a interpretação historicamente orientada da música do século XVIII, no clarinete histórico, bem como o emprego da linguagem antiga em clarinetes modernos. Por conta deste trabalho, é frequentemente convidado a dar palestras e masterclasses em diversas instituições de música no Brasil, tais como Conservatório de Tatuí, USP, UNESP, UFSM, Universidade de Passo Fundo (RS), entre outras. Como freelancer atua em orquestras como a Sinfônica de Rio Claro, Sinfônica de Ourinhos e Camerata Paulistana. Leciona História da Música, Teoria/Percepção Musical e Clarinete no Conservatório de Tatuí e, atualmente recebe orientações do Prof. Edmílson Nery.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Quando: Quarta-feira, 20 de Abril de 2016
Horário: 20h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário