Nosso Jornal Online

Tatuí, 

PUBLICIDADE

ANUNCIE AQUI

Peça já seu orçamento
e-mail para publicidade@diariodetatui.com

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Música antiga é o destaque na abertura da ‘Semana de Prática de Conjunto’

Série de 13 concertos gratuitos vai de 12 a 20 de abril, com entrada franca, em duas unidades do Conservatório de Tatuí



O Grupo de Performance Histórica Jovem e o Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, fazem a abertura da Semana de Prática de Conjunto, série de 13 concertos gratuitos integrados por grupos de diferentes áreas da instituição. As apresentações vão de 12 a 20 de abril, em duas unidades do Conservatório de Tatuí.

O primeiro concerto da série será na terça-feira, dia 12 de abril, às 20h, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Sob coordenação geral de Max Ferreira e orientação de Débora Ribeiro e João Guilherme Figueiredo, alunos da área de Performance Histórica apresentam-se em concerto de duas partes. O diferencial é a utilização de réplicas de instrumentos da época.

Na primeira parte, apresenta-se o Grupo de Performance Histórica Jovem, orientado pela professora Débora Ribeiro. O grupo apresentará obras dos séculos 16 e 17 compostas por Orlando de Lassus e John Dowland. Integram o conjunto Alexia Martins Santana e Pâmela Roberta Marques Lopes (flauta doce), Bianca Marques Milanda (alaúde), Jefferson Gonçalves Munhoz (violão) e Gustavo Cardamone Carloni (viola da gamba).

Na segunda parte do concerto é a vez do Ensemble de Performance Histórica, do professor João Guilherme Figueiredo. O grupo apresentará três peças de Antonio Vivaldi: a “Abertura em ré maior”, o “Concerto para violoncelo e orquestra em sol menor” (com solos do professor João Guilherme no violoncelo barroco) e a “Abertura Olimpiade”, em três movimentos.

O Ensemble é integrado por Letizia Taboada Roa e Paulo A. Camilotti Tavares (violino), Carlos Alexandre Martins (viola), Jaqueline Abasto Macias (viola da gamba), Gustavo Cardamone Carloni (violoncelo), Ivan Roberto de Oliveira Júnior (guitarra barroca), Letícia Felícia de Carvalho (contrabaixo) e Juan Martins Gonzales (cravo).

A área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta com cursos de flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil.

A área conta também com o Grupo de Performance Histórica, Ensemble de Performance Histórica e Ensemble de Performance Histórica Jovem, que vêm desenvolvendo importante trabalho de interpretação historicamente orientada.

A área de Performance Histórica oferece, tanto para a aula como para estudo dos alunos os seguintes instrumentos: dois cravos franceses de dois manuais, um cravo italiano de um manual, uma espineta inglesa, um cloavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas.

Programação completa – A Semana de Prática de Conjunto oferece concertos no teatro Procópio Ferreira e na Unidade II (rua São Bento, 808).
No teatro Procópio Ferreira, os concertos serão: quarta-feira – 13 de Abril – 20h – Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (José Antonio Pereira, regência); quinta-feira . 14 de Abril . 15h – Camerata Infantojuvenil, Juvenil e Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí (Márcia Braga, coordenação); quinta-feira . 14 de Abril . 20h – Grupo de Saxofones e Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí (Marcos Pedroso e Edmilson Baía, coordenação); sexta-feira . 15 de Abril . 14h – Camerata Jovem de Cordas e Camerata de Violoncelos do Conservatório de Tatuí (Elen Ramos Pires e Tulio Pires, coordenação); sexta-feira . 15 de Abril . 20h – Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí (Agnaldo Silva, coordenação); sábado . 16 de Abril . 10h – Banda Sinfônica Infantil do Conservatório de Tatuí (Marco Antonio Almeida Jr., coordenação); sábado . 16 de Abril . 20h – Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí (Dario Sotelo, regência); domingo . 17 de Abril . 10h – Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí (Eduardo Augusto, regência; Daniel Lazala, assistente); terça-feira . 19 de Abril . 20h – Jazz Combo Jovem e Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí (Paulo Flores e Joseval Paes, coordenação); quarta-feira . 20 de Abril . 20h – Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (Juliano de Arruda Campos, regência).
No auditório da Unidade II, se apresentam: terça-feira . 19 de Abril . 16h – Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí (Altino Toledo, coordenação); quarta-feira . 20 de Abril . 10h – Coro Infantil, Coro de Câmara e Coro Sinfônico Jovem do Conservatório de Tatuí (Cibele Sabioni e Miriam Cândido, coordenação).

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Grupo Jovem e Ensemble de Performance Histórica
Débora Ribeiro e João Guilherme Figueiredo, coordenação
Quando: Terça-feira, 12 de Abril de 2016
Horário: 20h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário