segunda-feira, 14 de março de 2016

“Futuro Cientista” amplia formação de jovens em Cesário Lange

Míriam Bonora dos Santos

A cidade de Cesário Lange será a primeira a receber as atividades do Programa Futuro Cientista (PFC) deste ano, com 110 alunos participantes, em parceria com a Prefeitura do município. O convênio foi ampliado, passou de uma para cinco escolas, atendendo a todas as unidades públicas de Ensino Fundamental II da cidade. Em Tatuí, as negociações para a parceria estão em andamento; a Prefeitura ainda não respondeu se vai aderir ao programa.

O PFC promove atividades e eventos para descobrir e estimular a formação de futuros cientistas, acompanhando jovens de baixa renda desde a educação básica até a vida universitária. A iniciativa surgiu em 2010 na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e é reconhecida como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Centenas de jovens já passaram pelo programa em 11 cidades da região. 

Na última semana, uma palestra inaugural foi realizada para os alunos participantes de Cesário Lange. O município é um dos mais antigos no programa, com cinco anos seguidos de convênio. Os estudantes souberam das atividades deste ano, como o Concurso Literário, a Maratona do Conhecimento, o Concurso de Curtas-Metragens, os Clubes de Ciências, a Escola Preparatória para Futuros Cientistas e o Encontro Regional de Futuros Cientistas. 

O diretor-presidente do PFC, professor Dr. Fábio de Lima Leite, empolgou os alunos com as histórias dos clubes de ciências que participava quando era criança e os projetos que ele e os amigos faziam, abusando da criatividade, observação, pesquisa e experimentação - qualidades que todo cientista deve desenvolver. Além de Cesário Lange, outras cinco cidades confirmaram convênio para as atividades do PFC, somando mais 18 escolas, que aguardam o trâmite administrativo para o início das ações. A previsão é de que mais de 470 alunos integrem o programa neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário