sábado, 12 de março de 2016

Conservatório de Tatuí sedia musical ‘Lamb of God’

Sob coordenação de Robson Gonçalves, concerto une cantores e orquestra para contar a história de Cristo sob o ponto de vista de Rob Gardner


O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí estreia no próximo dia 2 de abril (sábado) o musical “Lamb of God” (“Cordeiro de Deus”). O espetáculo do compositor Rob Gardner será apresentado sob regência de Robson Gonçalves, às 20h, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415).

O musical foi escolhido pelo grupo pedagógico-artístico para a estreia de temporada por conta da proximidade com a celebração de Páscoa que, neste ano, ocorre em 27 de março. Para a apresentação, os monitores do Coro Sinfônico unem-se a cerca de 20 músicos convidados que formam uma orquestra exclusiva para este concerto.

O musical relembra os últimos dias de vida de Jesus Cristo, sua Expiação e Ressurreição. Os eventos são recontados pelo compositor Gardner sob o ponto de vista de Pedro, João, Tomé, Maria e Marta de Betânia, Maria Madalena e a mãe de Jesus Cristo, Maria.

O espetáculo foi composto para coro, orquestra, solistas e narradores. “Por muitos anos pensava em compor com foco na expiação de Jesus Cristo. Na verdade, ao longo dos anos eu tentei algumas vezes iniciar este projeto, mas acabava abandonando-o por conta da enorme responsabilidade. Finalmente, em 2009, comecei a compor este musical e não podia imaginar o quão difícil o processo se tornaria ou o quanto de mim ele iria requerer. Compor ‘Cordeiro de Deus’ foi o trabalho mais intenso e o que mais me consumiu”, explica o compositor.

Segundo o maestro Robson Gonçalves, o musical é inovador. “A forma como o compositor conta a história por meio da narração, diálogos, a simulação de multidão de pessoas falando ao mesmo tempo, a dor, angústia e finalmente a sensação de ‘missão cumprida’ é um diferencial deste espetáculo. Pretendemos fazer o público viajar no tempo e se imaginar dentro da história. Vamos contar de uma maneira tão especial que com certeza todos vão se emocionar muito. A história de Cristo inspirou muitos filmes, peças teatrais, musicais… e nesta apresentação as vozes vão nos levar a mais de 2000 anos atrás, de forma dinâmica, mas mantendo a simplicidade dos personagens. É uma introdução a um grande sonho de apresentarmos musicais no teatro do Conservatório de Tatuí”, destacou ele.

“Lamb of God”, com tradução de Esli Torres, tem como solistas Cláudio Manoel de Oliveira e Sandro Pires (baixos), Angelo Varella e Antonio Pazianotto Junior (tenores), Nilcéia Récio e Luciane Barros (sopranos), Maria Inês Saldanha e Mirtes Emilia Lomba Paes (contraltos). A narração é de Esli Torres e Roger Camargo.

A orquestra contará com participação de Larayane de Souza, Tainá Grazina Silva, Samuel Gomes Ferraz, Gabriel Santos, Emilli Miranda Garcia, Larissa Santos de Matos, Paulo Gabriel Vaz da Costa (violinos), Eliton Francisco de Oliveira e Rosemary Cortese Quevedo (violoncelos), Samuel Vaz (flauta), Paulo Molina, Ana Laura Firmino e Abraão Vaz (clarinetes), Marcelo Pinto da Silva (contrabaixo) e Jeferson Henrique de Oliveira (percussão).

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Musical “Lamb of God”
Quando: Sábado . 2 de Abril de 2016
Horário: 20h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário