quarta-feira, 9 de março de 2016

Conservatório de Tatuí recebe o pianista Lucas Thomazinho

Apresentação gratuita acontece no teatro Procópio Ferreira; jovem é um dos vencedores de concurso internacional sobre a obra de Osvaldo Lacerda

O Conservatório de Tatuí recebe no próximo dia 7 de abril (quinta-feira) o pianista Lucas Thomazinho. Ele fará recital solo gratuito a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415.

O recital é parte da premiação obtida por Lucas Thomazinho ao vencer em segundo lugar o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra de Osvaldo Lacerda, realizado no ano passado, em São Paulo.
Na apresentação com 60 minutos de duração, Thomazinho apresentará obras de Osvaldo Lacerda (Ponteio Nº1, Ponteio Nº4 e Variações sobre “Mulher Rendeira”), Radamés Gnattali (Negaceando e Vaidosa), Carlos Gomes (Valsa de Bravura), C. Czerny (Variações sobre um tema de Rode, Op33 “La Ricordanza”) e F. Liszt (Après une lecture du Dante “Fantasia quasi Sonata”).

O Concurso Internacional de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda foi realizado no último mês de dezembro, na Academia Paulista de Letras, com apoio da Yamaha Musical. O evento teve como jurados Henrique Morelenbaum, Fernando Cupertino e Eudóxia de Barros. Parte da premiação dos três primeiros vencedores foram recitais em diferentes pontos do país, incluindo Tatuí.
O paulista Lucas Thomazinho nasceu em 1995 e aos nove anos de idade ganhou o primeiro concurso. A partir de então iniciou uma trajetória de destaque, vencendo mais de uma dezena de concursos nacionais, dentre eles o Concurso de Piano do Conservatório Villa-Lobos, o XI Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro e o II Concurso Jovens Músicos – Música no Museu no RJ.
Em 2015, foi premiado com o 1º lugar e melhor interpretação da obra de Rachmaninov, no IV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists. No mesmo ano também foi premiado com o 2º lugar no “Concurso Internacional de Interpretação Pianística da obra do compositor Osvaldo Lacerda”. Em 2009, foi aceito para participar do 40°Festival de inverno de Campos do Jordão, evento no qual trabalhou com grandes pianistas como Michel Dalberto, Cristina Ortiz e Richard Bishop. Em 2010 e 2011 foi solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, interpretando o Concerto nº 2 de Mendelssohn e o Concerto nº 2 de Saint-Saëns.
Já se apresentou em recitais no MUBE (Museu Brasileiro de Escultura), no MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, no Centro Cultural São Paulo, na programação Música do Museu, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão pela AME Campos.
Em 2009 se apresentou para o compositor Almeida Prado, tocando obras de sua autoria, que foram saudadas com entusiasmo pelo autor. Desde o início de seus estudos, é bolsista na Fundação Magda Tagliaferro, tendo tido como professores Zilda Candida dos Santos, Armando Fava Filho e Flavio Varani.
Atualmente cursa bacharelado na USP (Universidade de São Paulo), sob orientação de Eduardo Monteiro.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de Piano
Lucas Thomazinho, piano solo
(Vencedor em 2º lugar do Concurso Internacional de Interpretação Pianística Osvaldo Lacerda 2015)
Quando: 7 de Abril de 2016 . Quinta-feira . 20h00
Onde: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415)
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário