quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Vigilância Sanitária fecha clínica veterinária em Tatuí

Do G1- A Vigilância Sanitária de Tatuí fechou nesta terça-feira (19) uma clínica veterinária que funcionava desde 2013. Segundo os registros, cerca de 100 gatos foram encontrados no local sem água e comida. Alguns apresentavam sinais de fraqueza e desnutrição. A responsável pela clínica foi localizada e prestou depoimento na polícia. Em depoimento, ela disse que não maltratava os animais, mas que apenas recolhia os que estavam abandonados para dar tratamento. Sobre o atendimento clandestino na clínica, a advogada da veterinária disse que ela não vai se manifestar sobre o assunto.

A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária chegaram até a clínica depois de uma denúncia anônima informando que uma mulher mantinha animais em situação de maus-tratos em casa. No local cinco cães foram encontrados em péssimas condições, sem água nem comida. "Resolvemos entrar no local, que estava completamente sujo, sem nenhuma higiene para os cães e através disso os vizinhos estavam sofrendo com o mau cheiro", disse o GM Gelardo Coelho.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Juliana Hoffmann de Camargo, também relatou a situação de abandono. "A gente não consegue nem respirar direito lá dentro. Está muita sujo, um odor muito forte e os animais estão abandonados. Nós vamos notificar a proprietária para fazer a limpeza dentro de 24 horas. A gente vai promover a autuação da proprietária e, posteriormente, uma multa."

Depois da denúncia e da visita à casa da veterinária, as equipes foram até uma clínica que ela mantinha desde 2013. No local, foram encontrados pelo menos cem gatos, além de centenas de medicamentos vencidos. Os animais dividiam um pequeno espaço onde, de acordo com a denúncia, ela fazia atendimentos durante à noite.

"Dentro dessa residência foram localizados vários medicamentos com validade vencida. Ela foi autuada nisso também. O local está sendo lacrado pela Vigilância Sanitária, ela foi conduzida à delegacia e foi autuada no artigo 32, maus-tratos", completa o guarda Gelardo.

Segundo a Polícia Civil, a veterinária vai responder em liberdade por maus-tratos e será autuada e multada pela Vigilância Sanitária por atender em local sem licença e por acúmulo de sujeira, tanto na casa quanto na clínica clandestina.

A Associação Protetora dos Animais de Tatuí vai encaminhar os gatos temporariamente para a casa de voluntários. Os cães serão levados para o canil da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário